segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Inaugurado Telecentro voltado para comunidade de pescadores

Na úl­ti­ma terça-feira (15), foi inau­gu­ra­do o Te­le­cen­tro Pesca Maré de Campo Gran­de que dis­po­ni­bi­li­za 10 com­pu­ta­do­res com in­ter­net banda larga para aces­so gra­tui­to e in­clu­são di­gi­tal da po­pu­la­ção cam­po­gran­den­se com prio­ri­da­de para pes­ca­do­res e pes­ca­do­ras que in­te­gram as as­so­cia­ções de pes­ca­do­res.

Na so­le­ni­da­de de inau­gu­ra­ção, a be­ne­fi­ciá­ria Ezi­lei­de Ca­ne­la disse que ser um mo­men­to muito im­por­tan­te para a co­mu­ni­da­de, tendo em vista que ao cesso a in­ter­net e o co­nhe­ci­men­to sobre o uso de com­pu­ta­dor, será im­por­tan­te para os pes­ca­do­res. "Estou muito feliz por­que até então fal­ta­va uma opor­tu­ni­da­de de curso gra­tui­to para apren­der usar um com­pu­ta­dor e ter aces­so a in­for­ma­ções im­por­tan­tes para nossa co­mu­ni­da­de. Agora co­me­ça­mos a co­nhe­cer um novo mundo", disse ela agra­de­cen­do aos re­pre­sen­tan­tes do ar­ran­jo ins­ti­tu­cio­nal que é com­pos­to pelo in­ves­ti­men­to do Go­ver­no Fe­de­ral atra­vés do Mi­nis­té­rio da Pesca e Aqui­cul­tu­ra - MPA em par­ce­ria com o Nú­cleo Ser­tão Verde e com o con­tro­le so­cial das en­ti­da­des com­po­nen­tes do co­mi­tê ges­tor.

O MPA fez o apor­te dos equi­pa­men­tos e pa­ga­rá dois bol­sis­tas para atua­rem como mo­ni­to­res (Re­na­to Fe­li­pe e Rail­ton Rocha). Ao Nú­cleo Ser­tão Verde ca­be­rá a ma­nu­ten­ção do es­pa­ço e os apa­re­lhos re­ce­bi­dos. Para o co­mi­tê ges­tor com­pe­te a mis­são de pla­ne­jar o fun­cio­na­men­to e a dis­tri­bui­ção das vagas pelos di­ver­sos gru­pos so­ciais or­ga­ni­za­dos e a co­mu­ni­da­de em geral.

O te­le­cen­tro ini­cial­men­te aten­de­rá 40 pes­soas no curso de in­tro­du­ção a in­for­má­ti­ca em soft­wa­re livre e cerca 500 que serão usuá­rias para de­sen­vol­vi­men­to de tra­ba­lhos es­co­la­res, pro­fis­sio­nais e na­ve­ga­ção na in­ter­net. Os ho­rá­rios de fun­cio­na­men­to se dis­tri­bui­rão nos pe­río­dos ma­tu­ti­no e ves­per­ti­no.

O Su­pe­rin­ten­den­te da Pesca no RN fez ques­tão de des­ta­car a ca­pa­ci­da­de or­ga­ni­za­cio­nal do ter­ri­tó­rio da ci­da­da­nia do Ser­tão do Apodi. "Se as ações estão che­gan­do mais nesta re­gião e em Campo Gran­de é pela ca­pa­ci­da­de de lutar e pre­pa­rar bons pro­je­tos que exis­te entre as as­so­cia­ções exis­ten­tes em nossa ci­da­de como são po­de­mos ob­ser­var atra­vés das ações de­sen­vol­vi­das pelo Nú­cleo Ser­tão Verde e do vice pre­fei­to Ca­ra­mu­rú Paiva", en­fa­ti­zou.

Para Ca­ra­mu­rú Paiva a rea­li­za­ção desse pro­je­to sig­ni­fi­ca avan­ça na ges­tão do pre­fei­to Bibi de Nenca. "Nós que­re­mos que o nosso mu­ni­cí­pio se de­sen­vol­va e a base do de­sen­vol­vi­men­to é a edu­ca­ção de qua­li­da­de e a in­clu­são di­gi­tal. Dian­te disso, es­ta­mos fir­man­do con­vê­nios para dotar nosso mu­ni­cí­pio de infra-estrutura su­fi­cien­te para aten­der as ne­ces­si­da­des mais ur­gen­tes de nosso povo", disse o vice-prefeito

Começa segunda etapa de inscrições para o ProUni

Começa hoje (21) e vai até quinta-feira (24) a segunda etapa de inscrições para as bolsas do primeiro semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni). São oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais de 50% do valor da mensalidade.

Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, poderão candidatar-se novamente às bolsas.

Os estudantes que não se inscreveram na primeira etapa também terão nova oportunidade de inscrever-se. Os candidatos que foram pré-selecionados e conseguiram a bolsa na primeira etapa não poderão inscrever-se nesta etapa. Ao fazer sua inscrição, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). Para inscrever-se, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 e o CPF.

* Fonte: Agência Brasil.