terça-feira, 11 de setembro de 2012

Brasil ainda investe pouco em ensino superior, avalia OCDE 11/09/2012 - 10h23

Brasília – Em um grupo de 29 países, o Brasil ocupa o 23º lugar no ranking de investimentos no ensino superior, segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada hoje (11), em Paris, na França. O estudo mostra que foi investido em média 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nessa etapa de ensino. De acordo com a organização, no entanto, o Brasil registrou o maior aumento de investimentos na área no período de 2000 a 2009.
O país está “gradualmente se aproximando” dos integrantes do chamado G20 (grupo das nações mais ricas do mundo). No entanto, o estudo alerta sobre o baixo investimento em educação quando há a comparação com o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo os dados, os investimentos brasileiros no ensino em geral atingiram 5,55% do PIB, enquanto a meta para os países da OCDE é 6,23%.
A pesquisa analisou 42 países, mas nem todos apresentaram dados sobre os aspectos detalhados pela organização, daí o fato de o número de nações analisadas ser maior ou menor em determinados itens do estudo. Lideram o ranking de países que mais investem em educação a Austrália, a Finlândia, a Irlanda e a Suécia. O estudo mostra que a crise econômica internacional não afetou os investimentos em educação.
“Pessoas bem-educadas vivem mais tempo, são mais propensas a votar e têm atitudes mais favoráveis ​​à igualdade de direitos das minorias”, diz o estudo da OCDE, que pode ser consultado na página da organização na internet.
Segundo o estudo, o Brasil aumentou os investimentos totais em educação, pois em 2000 as despesas com ensino representavam 10,5% dos recursos públicos do país, enquanto em 2009 subiram para 16,8%. “Uma das taxas mais elevadas” entre os 33 países nos quais esse item foi observado, destaca a OCDE.
No período de 2000 a 2009, os investimentos em educação superior registraram redução de 2%. Paralelamente, houve um aumento médio de 67% de alunos nas universidades, de 2005 a 2009.
Outro dado da pesquisa é que as taxas de escolarização na infância registram alta, embora ainda abaixo das expectativas da OCDE. Para a organização, no entanto, o fato de 92% das crianças com menos de 6 anos estarem em sala de aula deve ser comemorado, pois em 2005, o percentual era 83%.
A organização alerta que mais investimentos em educação geram oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Pelos dados da pesquisa, 68,7% dos brasileiros sem o ensino secundário conseguiram emprego. A taxa de ocupação sobe para 77,4% para quem tem o ensino secundário completo e 85,6% para os profissionais com ensino superior.
Fonte:Agência Brasil

Finecap repete sucesso de público em Pau dos Ferros

A organização considera um sucesso a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP 2012), realizada no período de 6 a 9 de setembro.
O ponto alto da Finecap 2012 foi às apresentações artísticas , com show da dupla sertaneja Victor e Léo, que atraiu um público de aproximadamente 70 mil pessoas a Praça de Eventos.
Outros atrações como José Augusto, Solteirões do Forró, Dorgival Dantas, Flávio José, Cavaleiros do Forró, atraíram público de várias cidades do RN, Paraíba e Ceará.
Com sucesso nos eventos, a FINECAP se destacou no volume de negócios realizados. As quatro noites de programação movimentam a economia de todo o município.
Pousadas e hotéis do município e até cidades vizinhas, como Portalegre, ficaram lotadas.
Nas três noites que antecederam a FINECAP, foi realizada a Vitrine Cultural, mobilizando artistas de Pau dos Ferros e cidades vizinhas.
O evento transcorreu na maior tranqüilidade.
Ao final da FINECAP, o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, fez um balanço bastante positivo de todo o evento. Segundo ele, essa foi uma das maiores edições desta comemoração, já realizada em Pau dos Ferros.
Pau dos Ferros não está no rol de 139 cidades que decretaram estado de emergência devido à seca, mas deve fazê-lo em breve, considerando que o volume de água da Barragem de Pau dos Ferros já está inferior a 35% do seu total de 54 milhões de metros cúbicos de água.
 Fonte:De Fato

Grupo projeta uma 'Disney' no RN

 O consórcio formado por empresas espanholas, alemãs, árabes e brasileiras, representado pela espanhola Alondra, confirmou ontem que pretende dar entrada nas licenças ambientais do primeiro parque temático de energias renováveis do mundo - projetado para o Rio Grande do Norte - ainda este ano. O projeto executivo deve ser finalizado até dezembro. O local - que segundo divulgou a Folha de São Paulo seria a cidade de Touros - ainda não foi escolhido. Três terrenos estariam no radar do consórcio.
As áreas já estão sendo mapeadas para facilitar a escolha, mas as localizações não foram divulgadas "para evitar especulação".  A informação foi repassada à TRIBUNA DO NORTE pelo CEO (espécie de diretor executivo) no Brasil do parque Enerland - como foi batizado o projeto - Rodrigo Silva. Ele se reunirá com o governo do estado na próxima semana.

O projeto, que começou a ser elaborado há quatro anos e já foi apresentado ao governo do estado (na semana passada), ao Ministério do Turismo, ao da Integração e ao de Minas e Energia, está orçado em 3 bilhões de euros (cerca de 7,7 bilhões de reais). Ele contempla cinco parques temáticos, um centro comercial, 15 montanhas russas e sete resorts com capacidade para 35 mil pessoas. O complexo também funcionará como laboratório para novas tecnologias em energias renováveis.

Para continuar lendo clique aqui
Fonte:Tribuna do Norte

SUS terá 5 novos remédios contra artrite

O Ministério da Saúde vai incorporar à rede pública cinco medicamentos de ponta contra a artrite reumatoide, doença autoimune que provoca inflamações graves e pode levar a incapacitações. Hoje há dez remédios no SUS contra a doença, sendo três da classe dos biológicos.
Criados com tecnologias modernas e de ação mais específica, os biológicos são usados por pacientes com formas severa e moderada da doença e que não respondem ao tratamento tradicional.
Em até seis meses, os outros cinco biológicos disponíveis no país -abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe- passarão a ser oferecidos, segundo decisão que deve ser publicada hoje no “Diário Oficial da União”.
Nesse mesmo prazo, deve ser publicado o protocolo atualizado sobre a doença, com diretrizes para o tratamento.
“A artrite reumatoide é uma causa importante de incapacidade e sofrimento do paciente. A incorporação dos cinco de uma vez só vai permitir variedade para o tratamento”, afirma o ministro Alexandre Padilha (Saúde).
O ministério estima que pelo menos 30 mil pacientes possam ser beneficiados com os novos remédios. Para especialistas, o universo pode se estender para até 120 mil.
Fonte:O xeirfe

Agricultor é assassinado em Frutuoso Gomes/RN

Por volta das 11h30min dessa segunda-feira (10), em uma casa  de jogo, localizada na rua Jocelin Vilar, no mercado público de Frutuoso Gomes/RN,  ocorreu  um homicídio, quando a pessoa de Francisco Marcondes Rodrigues, conhecido como Marcondes de Antônio Belo,  34 anos, residente no centro, Lucrécia/RN,  efetuou vários de disparos de arma de fogo (revólver), contra o a pessoa de Antônio César Libânio, conhecido como César  de Milton  Libânio. 35 anos, residente no Sítio Cachoeirinha, zona rural de Frutuoso Gomes/RN.

De acordo com informações, César e Marcondes teve uma discussão na noite deste domingo (09) , na referida casa de jogo e trocaram ameaças entre si e não final dessa segunda-feira(10), ambos se encontraram no mesmo local e Marcondes foi a sua casa, se armou e voltou atirando contra seu oponente. 

Após o ocorrido, a vítima foi socorrida para o hospital local, não resistiu a gravidade dos ferimentos, enquanto que o acusado se evadiu em uma motocicleta com destino ignorado.

Sargento Klevson, comandante do destacamento local solicitou apoio de Policiais de várias cidades da região e fez uma verdadeira varredura a procura do acusado, mas o dito não foi localizado.

Provavelmente, se apresentará posteriormente com um advogado e dará sua versão  do acontecido.
Fonte:Nosso Paraná

Após quase três meses sem aulas, greve do IFRN é suspensa

Em assembleia na tarde desta segunda-feira, os professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) decidiram pela suspensão da grave deflagrada há 81 dias.
O retorno às atividades não acontecerá de imediato. A data prevista é o dia 20 de setembro. Pois, antes do retorno às atividades, o Comando Estadual de Greve realizará visitas aos campus do IFRN para definir pontos relativos ao termo de acordo.
O termo de acordo é um documento que deve ser assinado pelo reitor e pelo sindicato. Neste deve constar a garantia de que os servidores grevistas não serão penalizados e que haverá participação da comunidade acadêmica na construção do calendário letivo pós-greve.
Assim, o sindicato tentará marcar reunião com o reitor no dia 17. Caso o reitor assine o documento, as atividades retornam 72 horas depois, ou seja, a previsão de retorno é para o dia 20. Caso o reitor não assine nesta data, a greve permanecerá no IFRN, só sendo suspensa após a assinatura.
Fonte:Jean Carlos