sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TRT-RN confirma empresa que fará o concurso público

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) confirmou na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União a celebração do contrato com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos/ Universidade de Brasília (Cespe/UNB) que prevê a realização de concurso público para preenchimento de cargos do quadro efetivo.
O processo seletivo vai oferecer vagas para nível médio e superior. Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a criação de 42 cargos de Analista Judiciário (nível superior) e quatro cargos de Técnico Judiciário (nível médio), que serão preenchidos através da realização deste processo seletivo.
O concurso também deve contemplar outras vagas que surgirem durante a sua vigência, inclusive com a criação das cinco novas Varas do Trabalho de Natal, Goianinha, Macau e Ceará-Mirim, cujo projeto está em tramitação no Congresso Nacional. Em breve, será lançado o edital do concurso, com todas as informações sobre o cronograma de atividades.

Bancários do RN podem entrar em greve na próxima quarta-feira

Os bancários do Rio Grande do Norte podem entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima quarta-feira (29). A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (24) pela coordenadora geral do sindicato dos bancários, Marta Turra. Segundo ela, nessa quinta-feira (23), as negociações com os bancos públicos e privados não avançaram.
De acordo com a coordenadora, a categoria pede um reajuste salarial de 24%, no entanto, a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), que agrega os bancos privados e o governo, que responde pelos bancos públicos ofereceram um reajuste de 4%. “Isso é um absurdo e um desrespeito com a nossa categoria. Desse jeito não haverá outra opção que não seja paralisar nossos serviços”, acrescentou Marta.
Outro ponto levantado por ela, diz respeito a jornada de trabalho. Para a coordenadora, a exigência é que os bancos cumpram as seis horas de trabalho para todos os funcionários. Segundo ela, a categoria é uma das que apresenta mais doenças em função da carga excessiva de trabalho. "Em alguns bancos a categoria chega a trabalhar por oito, nove até dez horas", acrescentou.
Segundo Marta Turra, a greve só não acontecerá caso a FENABAM e o governo apresentem novas propostas até o próximo dia 27. caso isso aconteça, no dia 28 haverá uma nova assembleia para então decidir se haverá greve ou não.
Marta acrescentou ainda, que em caso de greve todos os bancos, privados ou públicos, vão paralisar os seus serviços.

Pesquisa Ibope mostra possibilidade real de realização de segundo turno no RN

A pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Intertv Cabugi manteve a tendência de vitória no primeiro turno da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) na disputa pelo Governo do Estado. A diferença dela para a soma dos demais candidatos levando-se em consideração os votos válidos é de 5%. Limite que se enquadra na margem de 3% de erro para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento feito entre os dias 20 e 22 deste mês, a candidata conta com 49% da preferência do eleitorado, 1% a menos que a última pesquisa divulgada, em 11 de setembro.
O único a superar a margem de erro de 3% para mais ou para menos foi o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição. Ele saltou de 23% para 29%.
O ex-prefeito do Natal Carlos Eduardo (PDT) está com 9%, na pesquisa anterior ele tinha 12%. Sandro Pimentel (PSOL) tem 1%, brancos e nulos 6%, indecisos 4%. Já Roberto Ronconi (PTC), Camarada Leto (PCB) e Simone Dutra (PSTU) não atingiram 1%.
Senado
Na disputa pelo Senado, os candidatos à reeleição Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) seguem na dianteira na disputa pelas duas vagas para a Alta Câmara. Garibaldi tem 60%, e Agripino, 58%. Já a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) totaliza 37%, seguida por Hugo Manso, com 6%. Já Alexandre Guedes (PSTU), Dário Barbosa (PSTU), Joanilson Rego (PSDC) e Sávio Hackradt (PCdoB) têm 1%.  Enquanto 10% disseram que votam nulo ou em branco e os indecisos, 10%. Clóvis Costa (PTC) e Ronaldo Garcia (PSOL) não tiveram 1%.

PT do Rio Grande do Norte suspende filiação do prefeito de Antonio Martins

A Executiva do PT do Rio Grande do Norte decidiu hoje suspender a filiação do prefeito do município de Antonio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim.
A decisão foi uma represália ao fato dele não estar apoiando para o Governo Iberê Ferreira (PSB), que é aliado do PT.
Segundo nota divulgada pela direção do PT, “Edmilson Fernandes evidenciou publicamente o apoio à candidaturas fora das decisões tomadas pela Executiva”.
O PT também decidiu instaurar processo disciplinar contra “qualquer filiado que se posicionar contra as deliberações das instâncias partidárias”.

 


 

Medicina tem concorrência de 25,92 candidatos por vaga; veja demais demandas

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgou na manhã desta sexta-feira (24) as demandas parciais de concorrência para os cursos oferecidos pela UFRN no vestibular 2011. A maior concorrência continua sendo para o curso de medicina (manhã, tarde e noite), com 25,92 candidatos por vaga, ou 2.592 inscritos para 100 vagas oferecidas.




Clique aqui e confira a demanda.



Em segundo lugar entre os cursos mais concorridos, na demanda parcial, está o curso de psicologia (manhã e tarde), com 14,04 concorrentes para uma vaga. O curso de arquitetura e urbanismo (manhã, tarde e noite) tem a terceira maior concorrência, com 10,20 concorrente para somente cadaa vaga disponível.



A menor concorrência registrada pela Comperve para o processo seletivo de 2011 da UFRN é o curso de bacharel em matemática (manhã e tarde), com 10 inscritos concorrendo a 20 vagas, formando uma concorrência de 0,50. Os cursos de licenciatura plena em química (manhã) e estatística (manhã) também registraram "sobras" de vagas com concorrências de, respectivamente, 0,70 e 0,52 para uma vaga oferecida.



No total, a Comperve registrou o total de 24.396 inscritos, para 6.139 vagas oferecidas em cursos de graduação pela universidade federal nos campus de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Radialista quer ajuda para pagar indenização a Rosalba

A democracia brasileira tem se fortalecido ao longo dos anos, sobretudo por ter uma impressa livre, sem a mordaça antigamente colocada por líderes políticos, que queriam - e conseguiam - calar os meios de comunicação. Mas ao que tudo indica, essa prática ainda é muito comum nos dias atuais. Candidata ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte pelo DEM, partido que apoia a candidatura à presidência do tucano José Serra, a senadora Rosalba Ciarlini tem se notabilizado, ao longo de suas administrações à frente da Prefeitura de Mossoró, em calar a imprensa mossoroense por intermédio de processos na Justiça.
Um destes processos ainda está tramitando e não teve desfecho: é contra o radialista José Antônio, da Rádio Difusora de Mossoró, que apresenta um dos programas mais longevos e de maior audiência na radiofonia local, o Cidade Aflita. Rapaz humilde nascido na cidade de Grossos, José Antônio é tido pela população como a "voz dos que não têm vez e voz", denunciando descasos, criticando construtivamente administrações e, dentro de seu papel como profissional do rádio, sendo porta-voz do povo.
O último movimento no xadrez jurídico de Rosalba é que ela quer ver empenhando um terreno (que não mais pertence à Difusora) para que José Antônio cumpra a sua parte como litisconsorte - já que a empresa onde ele trabalha, a Difusora, também foi demandada e já pagou. Inclusive, foi com o único veículo de reportagem, um carro tipo Pálio, que estava empenhado e foi a leilão, que a emissora de rádio conseguiu, penosamente e parcialmente, acabar com a contenda jurídica. Inclusive, o Pálio da história é o que a então candidata ao Senado repassou ao ex-vereador de Felipe Guerra, Chicão, em troca do apoio deste à sua candidatura.
De acordo com informações repassadas à editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o advogado de Rosalba Ciarlini, Valentim Marinho de Oliveira Neto, fez uma varredura em busca de bens em nome de José Antônio, para que fossem penhorados a pagar a dívida restante da execução judicial. Trabalhador humilde e sem posses, o radialista José Antônio está aflito porque não sabe como pagar esta dívida para com a senadora e candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini.
"O jeito que vai ter é eu fazer uma campanha junto ao povo, para que me doem de cinquenta centavos, um real, dois reais... Vai ser o jeito", disse José Antônio, com os olhos marejados, que também é titular de um outro programa de audiência e de apelo bastante popular, O Clube dos Cafonas, que vai ao ar aos sábados. "Eu quero saber o que fiz de mal a essa mulher?", questiona Zé Antônio, que admite ter feito críticas na época a então prefeita Rosalba Ciarlini, mas disse estar cumprindo o seu papel como profissional. "O que houve foi apenas um mal-entendido. Estava tecendo críticas construtivas e pelo bem dos mossoroenses em um bloco. Quando retornou do comercial, fui ler uma matéria sobre Fernandinho Beira-Mar e aí foram dizer que eu estava comparando Rosalba a Fernandinho Beira-Mar. Jamais faria isso". Emendou Zé Antônio, complementando que sempre esteve pautado "pela conduta ética e cidadã ao estar nos microfones da rádio" e que nunca fez tal comparação.
"Desse dia em diante, a doutora Rosalba tem se valido do seu status para me prejudicar financeiramente. Todo mundo sabe da minha vida, das pensões que tenho para pagar e do esforço que faço para manter minhas contas em dia", comentou o radialista. O processo da senadora Rosalba Ciarlini contra José Antônio é o de número 106.01.000061-0.