domingo, 24 de março de 2013

Curiosidades:Quais são os aviões mais modernos da atualidade

Atualmente a tecnologia e a engenharia caminham rapidamente sentido à perfeição de suas criações. E a cada ano que passa, uma melhoria, um reparo é feito justamente para aprimorar ainda mais nossas invenções. Podemos ver o resultado dessa empreitada no conforto de nosso próprio lar, basta apenas observarmos os avanços obtidos nas telecomunicações.
Isso é apenas uma pequena prévia a respeito dos avanços da tecnologia que abrange muito mais do que podemos imaginar, contudo, neste pequeno artigo, conheceremos um pouco mais as suas extensões nos campos de guerra, para ser mais exato, nos aviões construídos justamente para travar batalhas aéreas.

No primeiro lugar de nossa lista encontramos o F-22 Raptor que é considerado o mais poderoso caça da frota americana e foi construído justamente para ser imbatível. Além de ser um dos caças mais velozes (ele pode atingir a marca de 2.410 Km/h), o FF-22 ainda conta com um armamento extremamente pesado que conta com uma metralhadora M61A2 e mais dois misséis AIM-9.

Em segundo temos o F-35 Lightining II que possui um design parecido com o F-22, porém, o F-35 é mais versátil e também, seu uso é um pouco diferente de seu irmão maior, o primeiro desta lista. O F-35 não é útil apenas em batalhas mas também em missões de espionagem. Ele alcança 1,960 Km/h e é o único caça existente capaz de decolar em curtas distancias e pousar na vertical.

Em terceiro temos um caça russo criado justamente para ser o maior rival do F-22, no entanto, por enquanto isso são apenas planos pois ele só começará a ser fabricado em 2014. Como foi criado para competir com o F-22 o T-50 possui os mesmos armamentos de seu inspirador.

Em quarto lugar o Su-47 é um dos caças mais reconhecidos em meio de outros caças por causa de suas asas invertidas o que lhe dá características próprias, mas suas asas não são assim por vaidade, o Su-47 foi criado justamente para levantar e pousar em pistas menores, além disso ainda conta com a possibilidade de realizar manobras impossíveis para outras parecidas.

O Eurofighter Typhoon, esta na quinta posição do ranking, este caça europeu apesar de sua aparência incomum, é uma verdadeira máquina de destruição devido a capacidade enorme de carregar mísseis e bombas. Seu design é único com asas quase triangulares o que possibilita atingir a marca de 1,960 Km/h. O Eurofighter foi responsável por ter criado uma família de caças, hoje em dia ele é um dos mais utilizados por todos exércitos.

Na sexta posição temos o Su-37, ele pode estar superado em termos tecnológicos, mas ainda mantém muitas qualidades. Este caça foi projetado para ser o mais manobrável possível, intento que seus criadores conseguiram com sucesso, pois é a única aeronave capaz de realizar manobras que para outros é praticamente impossível.

Apesar de estar em sétimo lugar o Gripen atinge 2,450 Km/h, colocando-o em primeiro lugar da lista de caça mais veloz. Essa velocidade se dá a sua turbina desenvolvida pela Volvo. O Gripen é um dos menores caças, mas isso não o faz menos mortal que os demais, equipado com um canhão 27 mm Mauser, misseis AIM-9 Sidewinder ou AIM-120, além de bombas guiadas a laser.

O MiG-35 foi criado a partir da demonstração do MiG-29M2 e é uma das promessas do exército russo. Seu maior destaque fica para o fato de possuir um dos melhores rastreamentos de radar, somando com sua defesa automática é capaz de permitir que o piloto não se preocupe com o que acontece ao seu redor. Mas o Mig-35 ainda esta em fase de melhoria pois é relativamente novo, o primeiro voo se deu no ano de 2007 e, se as melhorias forem realmente favoráveis, com certeza ele entrará na lista de um dos melhores caças da atualidade.

Fonte:Curiosidades10

Brasil é exemplo de combate ao trabalho infantil

A experiência brasileira na implementação de políticas de promoção do trabalho decente pode ajudar outros países em desenvolvimento a alavancar o combate ao trabalho infantil. A avaliação é da coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernanda Barreto. Ela acredita que o compartilhamento de práticas entre países que vivem realidades semelhantes garante uma “resposta mais efetiva”.
A coordenadora da OIT lembrou que a erradicação da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes é uma preocupação mundial, principalmente porque o ritmo de queda vem diminuindo em diversos países. O assunto será tema de uma conferência global que o Brasil sediará em outubro deste ano. A organização pretende lançar, durante o evento, a sistematização das boas práticas brasileiras nessa área.
“Quando um país como o Brasil apresenta a nações com características parecidas uma iniciativa que ele implementou, e tem dado resultados, a aceitação é muito positiva, porque não é uma troca de cima para baixo. Não é uma instituição dizendo que aquilo dá certo, mas um compartilhamento de igual para igual”, disse.
Fernanda Barreto ressaltou o protagonismo brasileiro na promoção do trabalho decente e enfatizou que as políticas de transferência de renda condicionadas à frequência escolar são exemplos de medidas que despertam o interesse de muitos países.
“A erradicação da pobreza contribui em grande medida para a redução da exploração da mão de obra infantil. Além disso, o Brasil adota um modelo de inspeção do trabalho infantil e do trabalho forçado que tem dado resultados excepcionais e contribuído para combater esses tipos de atividade”, disse.
Ela ressaltou que a OIT promoveu quatro visitas de intercâmbio por meio do Programa de Cooperação Sul-Sul, desde 2010. Representantes do Equador, da Bolívia e do Paraguai estiveram no Brasil para conhecer iniciativas como o Bolsa Família, os programas de capacitação de adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, além da atividade dos auditores e auditoras fiscais do trabalho, que inspecionam irregularidades em empresas, inclusive as relacionadas à segurança e à saúde no trabalho.
Também foram apresentadas aos representantes desses países estratégias no campo da saúde, como a notificação compulsória por profissionais da área quando veririfam indícios de trabalho infantil durante atendimento.
Fernanda Barreto ressaltou que a parceria entre o Brasil e a OIT no âmbito Sul-Sul foi consolidada em 2009, com a assinatura de um acordo para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica com países da América Latina e da África.
Além dos programas para eliminação do trabalho infantil, implementados em países como Equador, Bolívia, Paraguai, Timor Leste, Angola, Moçambique e Haiti, há ações nas áreas de promoção da proteção social, erradicação do trabalho forçado, promoção dos empregos verdes e fortalecimento de organizações sindicais em países africanos de língua portuguesa.
De acordo com a OIT, trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país. A Constituição Brasileira estabelece que, até 16 anos incompletos, meninos e meninas estão proibidos de trabalhar. A única exceção à proibição é o trabalho na condição de aprendiz, permitido a partir dos 14 anos, para tipos de atividades que apresentem os requisitos legais para a aprendizagem profissional.
A OIT estima que 215 milhões de crianças em todo o mundo são vítimas desse tipo de exploração. Entre 2000 e 2004 houve uma diminuição de 10% no número de crianças e adolescentes envolvidas no trabalho infantil. Entre 2004 e 2008, o percentual caiu para 3%, mesmo índice apresentado pelo Brasil no período. A organização também estima que 1,4 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos trabalham no país.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como meta a eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2016 e de todas as formas até 2020.
Fonte:Agência Brasil

Orkut está virando cidade fantasma


Criado em janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, de quem herdou o nome, o Orkut foi, por seis anos, a maior rede social da internet no Brasil — de onde vinha metade dos 70 milhões de usuários que chegou a ter.
Em 2008, o Google — empresa que opera o Orkut — transferiu o controle do site da Califórnia para Belo Horizonte. A iniciativa, que visava fortalecer o site ainda mais no país, teve efeito limitado: dali a dois anos, o Orkut seria ultrapassado pelo Facebook (a rede social de Marck Zuckerberg, que congrega mais de um bilhão de usuários mundo afora).
Segundo o Globo, em fevereiro deste ano, de acordo com estimativa feita a partir de cem mil computadores pela ComScore, consultoria que mede a audiência da internet, o Orkut teve 17 milhões de visitantes no Brasil. O número foi quatro vezes menor do que o registrado para o Facebook no mesmo período.
Fonte:O xerife

Rosalba, o teatro e suas gafes


governo Rosalba Ciarnili está se especializando em criar um mundo de faz de conta. Não apenas no discurso, mas na prática.
Semana passada, com a visita do ministro da justiça, encheram as ruas da cidade do Natal de policiais, para passar uma “boa impressão”. Depois da partida de Cardoso é que foram, de fato, discutir o que fazer com os recursos do Metrópole Segura. Em resumo, não existia nenhum plano, nada.
Essa semana foi a vez de outro expectador federal ilustre. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, veio a Natal conhecer o Walfredo Gurgel. Teatro mais uma vez erguido. Preocupada em mostrar uma boa imagem, a secretaria de saúde pintou as paredes do hospital, mandou fazer uma faxina no WG e transferiu os pacientes em “excesso” – palavra dos funcionários – para o Deoclécio Marques.
Mas impagável mesmo foi a resposta de Rosalba durante a coletiva de imprensa organizada para recepcionar o Ministro da Saúde. Ao ser questionada sobre a diretoria do Walfredo, ela respondeu: “Fátima vez fazendo um bom trabalho”.
Detalhe: a médica que ela mencionou (Fátima Pereira Pinheiro) já entregou carta de exoneração há dois meses (o riso tomou conta da sala). Só depois que foi avisada do muito bem divulgado pedido de demissão de Fátima, é que ela disse que seria da responsabilidade do próximo secretário indicar.
Veja aqui: http://tribunadonorte.com.br/noticia/diretora-do-hospital-walfredo-gurgel-pede-exoneracao/241641#.UU342BcUvLo
As falas desencontradas da governadora nas coletivas de imprensa, momento que não permite planejamento antecipado sobre o que será perguntado, já viraram motivo de chacota entre os jornalistas. ”A capacidade de Rosalba de mostrar desconhecimento sobre o que está acontecimento no RN é impressionante”, me disse um colega sempre presente nessas ocasiões. No que concerne a alegria dos jornalistas, ela faz acontecer. Pobre RN.
Fonte:Carta Potiguar