quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sanguinetti reafirma que ‘morte de Eliza é homicídio virtual'

Por solicitação da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do Tribunal do Juri de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Justiça de Alagoas ouviu, nesta quarta-feira (17), o médico-perito George Samuel Sanguinetti. O teor do depoimento vai ser remetido ao fórum de Contagem, onde corre o processo que investiga o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes.

Sanguinetti declarou em depoimento que é um “homicídio virtual” o caso investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais, hoje em fase processual. Ele foi arrolado como testemunha de defesa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Segundo o perito, ele não localizou nenhuma prova concreta sobre a morte de Eliza. A declaração já havia sido dada por ele anteriormente, quando esteve na casa de Bola, em Vespasino, e no sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas, onde coletou materiais. O trabalho foi feito cerca de um mês após o dia 10 de junho, considerado a data da morte de Eliza pela polícia. Sanguinetti foi contratado pelo advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que defende o acusado Bola, para analisar laudos feitos pelo Instituto de Criminalística de Minas Gerais.
Consta no inquérito que Eliza teria sido mantida em cárcere privado no sítio do goleiro e executada na casa de Bola. O menor apreendido por envolvimento no caso declarou no começo das investigações que partes do corpo de Eliza foram comidas por cães. Posteriormente, o menor afirmou que tudo não passava de uma invenção dele.

Segundo Sanguinetti, “não é possível desossar alguém e não existir qualquer vestígio de sangue no local do cometimento do fato”. Ele questionou a veracidade das declarações, referindo-se ao fato de o adolescente ter mudado de versão. Ainda segundo Sanguinetti, “não foi encontrada nenhuma comprovação de que o local do delito tenha sido higienizado”, de modo a ocultar provas.

Consumo de bebidas adoçadas eleva risco de desenvolver diabetes

O consumo de bebidas adoçadas, sejam refrigerantes, sucos ou até aquele aparentemente inocente iogurte, pode aumentar em muito as chances de desenvolver diabetes tipo 2, alertam cientistas. De acordo com análise de 11 estudos com mais de 320 mil participantes publicada na edição do último dia 27 do periódico científico "Diabetes Care", quem bebe um ou dois desses produtos por dia aumenta o risco de desenvolver diabetes em 26%, além de elevar em 20% o risco de desenvolver síndrome metabólica, um precursora do diabetes, quando comparado a quem consome essas bebidas apenas eventualmente.
- Os autores do estudo concluíram que os resultados fornecem novas evidências de que as pessoas devem substituir as bebidas açucaradas por alternativas mais saudáveis como a água, a fim de reduzir o risco de obesidade e doenças crônicas - explica a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional RJ, Vivian Ellinger.
Segundo levantamento feito no Reino Unido, algumas das bebidas disponíveis no mercado podem conter 15 ou mais colheres de chá de açúcar em apenas uma garrafa. Segundo os especialistas, seu consumo indiscriminado não só aumenta as chances de desenvolver diabetes como contribui para o crescimento da epidemia de obesidade na população. E o pior é que todas essas calorias permanecem "invisíveis" aos olhos dos consumidores, diz a nutricionista Susan Jebb, do Conselho de Pesquisas Médicas do Reino Unido.
- Elas não satisfazem da mesma forma que as calorias da comida satisfariam, então podemos consumir mais delas sem ficarmos saciados - diz. - Enquanto isso, nossos corpos reagem liberando grandes quantidades de insulina. A ocorrência repetida dessas altas de insulina podem tornar o corpo menos sensível ao hormônio que as libera, aumentando o risco de resistência à insulina que pode levar ao diabetes.

Cinco passos para se livrar das dores de coluna

RIO - As dores na coluna têm várias razões, mas algumas dicas simples podem ajudar você a se livrar delas.

1. Fique em forma

Coluna e músculos abdominais fracos, combinados com falta de condicionamento ou idade, causam ou aumentam em muito as dores nas costas, por isso é tão importante alongar e fortalecer para prevenir o problema. Alongamento e fortalecimento atingem músculos da coluna, abdominais e gluteos. Abdômen e músculos tensores fortes, por exemplo, ajudam a manter uma postura ereta e o alongamento vertebral.

O alongamento é um valioso componente de qualquer tratamento para quem tem problemas de coluna. Especialistas acreditam que músculos bem alongados são menos propícios a contusões, à medida que músculos mais curtos e menos flexíveis restringem as articulações, o que aumenta o risco de distensões e luxações.

Algumas atividades aeróbicas são mais seguras para a coluna: bicicleta (ergométrica ou normal), natação e caminhada lideram a lista das atividades de baixo risco e alto benefício para quem tem dor nas costas. Todas são de baixo ou mínimo impacto e alongam os músculos que sustentam a coluna. Esportes e atividades como futebol, tênis, ginástica olímpica, remo, luta livre, levantamento de peso, corrida, dança aeróbica e balé envolvem um risco relativamente alto de contusão para a coluna por causa do impacto, peso ou extensão necessárias. Outros movimentos que levam a dor são o arqueamento da coluna (durante mergulho ou ginástica olímpica), torção (durante golfe ou boliche), impulso vertical (durante cavalgada) e alongamento extremo das pernas (quando escalando ou guiando um barco a vela numa competição).

2. Mantenha um peso saudável

Embora o excesso de peso por si só não seja apontado como a causa primária das dores nas costas, ficar obeso ou acima do peso pode retardar a recuperação de contusões.Os quilinhos extras também aumentam o risco de a dor voltar. Quanto mais pesado, maior a carga para a coluna. Se a massa do seu peso for em forma de gordura abdominal em vez de músculos, seu centro de gravidade pode ser deslocado para frente, o que aumenta a pressão na coluna. Para ver se você está num peso saudável, calcule seu índice de massa corporal (IMC = peso / (altura)2 ) e tente se manter na faixa de 19 a 25 para diminuir o risco de muitas doenças, como ataque cardíaco, derrame, diabetes e pressão alta.

3. Pare de fumar
Você provavelmente já ouviu antes que fumar faz mal à saúde. O hábito ainda aumenta o risco de câncer no pulmão, doenças do coração, hipertensão e ainda coloca sua coluna em xeque. Pesquisas mostram que fumantes tem episódios mais frequentes de dores na coluna que não-fumantes. Cientistas acreditam que a nicotina contribui para as dores de coluna de duas formas: primeiro, impede o fluxo de sangue para as vértebras e discos. E fumantes tendem a perder cálcio mais rápido que não-fumantes, o que leva a osteoporose, outra causa comum de dor na coluna.

4. Alivie a carga

As mochilas se tornaram onipresentes _ na escola, no trabalho, na vida. Mas uma mochila super pesada pode ser prejudicial à coluna. Os ortopedistas perceberam há muito tempo que mochilas aumentam o risco de algumas dores de coluna, principalmente em estudantes. Uma pesquisa da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos constatou que 60% dos médicos já tinham tratado estudantes queixosos de dores na coluna e nos ombros causadas por mochilas pesadas, que podem ainda causar fadiga muscular e o hábito de se curvar para frente involuntariamente.

Se você usa mochila, prefira usar as duas alças nos ombros em vez de uma. Carregue só o essencial e diminua o peso sempre que possível. Escolha modelos que tenham compartimentos de diferentes tamanhos para distribuir o peso e procure por alças largas e costas acolchoadas. Quando carregar muito peso, coloque os itens mais pesados o mais próximo do centro da coluna possível e use uma alça de sustentação nos quadris. Para muito, muito peso use rodinhas. Acima de tudo, lembre-se de ficar de joelhos para pegar a mochila do chão.

5. Desenvolva hábitos saudáveis para a coluna
Atividades diárias, desde aspirar a casa até sentar em frente ao computador durante horas podem sobrecarregar a coluna, mas você pode aliviar a pressão da coluna seguindo algumas dicas:

Enquanto estiver passando ou dobrando roupas, mantenha um pé em um banquinho.

Não fique sentada ou de pé na mesma posição por muito tempo. Alongue, mude de posição ou dê uma pequena caminhada quando puder.
Quando se curvar a partir da cintura, use sempre as mãos para ajudar a sustentar o corpo.
Quando se sentar, mantenha os joelhos um pouco elevados em relação ao quadril, em um ângulo de 90 graus. Sente-se com os pés confortavelmente no chão. Se seus pés não alcançarem o chão, coloque um livro ou um pequeno banquinho para apoiá-los.
Como aspirar a casa pode sobrecarregar sua coluna, divida a casa em pedaços, levando não mais que 10 minutos por vez para desempenhar a tarefa.

EUA conduzem primeiro teste em humanos de vacina contra malária

WASHINGTON, Estados Unidos - Cientistas do Exército americano estão conduzindo os primeiros testes em seres humanos de uma vacina para a forma mais comum de malária, causada pelo protozoário Plasmodium vivax. A vacina, desenvolvida no Instituto de Pesquisa Walter Reed do Exército americano, nas proximidades de Washington, consiste em uma proteína que estimula o sistema imunológico do organismo, ativando suas defesas naturais contra a doença, uma das mais mortíferas do mundo.
" Até hoje não foi possível encontrar uma vacina para a doença por causa da capacidade do parasita de se modificar rapidamente para se adaptar aos hospedeiros humanos. "

Vinte e oito voluntários receberam doses da vacina por meses e, no início de novembro, foram infectados pelo mosquito transmissor da doença. Os cientistas acreditam que em uma semana poderão avaliar se o teste foi um sucesso.
Até hoje não foi possível encontrar uma vacina para a doença por causa da capacidade do parasita de se modificar rapidamente para se adaptar aos hospedeiros humanos.
Motivação
Os voluntários recebem alguns milhares de dólares para participar dos testes, mas muitos dizem que a motivação principal é ajudar no desenvolvimento da ciência.
- Meu pai era médico e sempre soube que, para avançar, a ciência necessita de testes em humanos - disse uma das voluntárias, a médica Mengee Shan. - Sendo uma pessoa da ciência, sentia que precisaria repensar minha carreira se não pudesse me dedicar a algo como isto, especialmente se pretendo pedir para que outros participem em meus projetos médicos - completa.
Essa forma de malária infecta cerca de 300 milhões de pessoas anualmente.
Outra variante da malária, a Plamodium falciparum, endêmica na África, é mais mortal, mas menos comum.
Mosquitos
Para o teste, os voluntários foram picados por mosquitos com malária trazidos da Tailândia.
Cerca de 10 dias após as picadas, alguns começaram a apresentar sintomas da doença.
"Começou com uma dor de cabeça, depois um mal estar generalizado durante o dia. Passei a sentir dor em meus globos oculares e a ter uma grande sensibilidade para o frio ou o calor. Eu suava e tinha calafrios à noite. Era como uma gripe muito forte", disse o médico do Exército americano Joseph Civitello.
Ele faz parte de outro grupo de voluntários. Estes não receberam a vacina, mas foram picados pelos mosquitos para garantir que todos os participantes do estudo fossem infectados.
Contrair de propósito uma das doenças mais letais do mundo foi "sem dúvida, uma loucura", diz ele.
- Foi estranho porque sabia que ficaria doente. Felizmente estou em um quarto de hotel com médicos e enfermeiros próximos e não em alguma missão ao ar livre - afirma.
Os voluntários são monitorados 24 horas por dia em um hotel no Estado de Maryland, próximo de Washington. Os cientistas dizem que levará outra semana ainda antes que possam dizer se o teste foi um sucesso ou fracasso. A vacina pode ser completamente eficiente em alguns casos ou oferecer proteção parcial em outros.
De qualquer modo, os resultados devem ser usados para o aprimoramento de vacinas no futuro.

Juíza dá direito a novo Enem 2010 a quem se sentiu prejudicado por falhas

RIO - A juíza da 7ª Vara federal do Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia, determinou nesta quarta-feira (17) que todos os candidatos que fizeram o Enem 2010 poderão fazer uma segunda prova. Para obter o benefício, o candidato terá que fazer a solicitação no site do Enem . A juíza é a mesma que determinou a suspensão do exame, mas a liminar foi derrubada pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF da 5ª Região na sexta-feira (12). O MEC informou que a Advocacia Geral da União (AGU) irá recorrer da decisão.
A juíza acabou com os planos do MEC de só reaplicar a prova para os estudantes que tiveram problemas no caderno de questões amarelo ou de cabeçalho invertido, ou ainda aqueles casos cujos contratempos tenham ficado registrados em ata pelos fiscais das provas. Veja também: confira dicas para não surtar com o Enem
A decisão também determina que o site do MEC para reclamações fique no ar até as 23h59m até dia 26 de novembro. O MEC havia definido que sistema funcionaria até esta sexta-feira (19). O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (17), na Câmara, que estudantes seriam convocados para a nova prova já na próxima semana.



Nova prova em dezembro
De acordo com Haddad, a reaplicação de provas poderá ocorrer no próximo mês. Ainda segundo ele, isso permitirá que os resultados sejam divulgados no prazo acertado com as universidades federais que utilizarão as notas do exame no vestibular 2011.
O ministro classificou o problema da última edição do exame como "tópico" e disse que o fato ocorreu devido ao grande alcance do exame, que foi feito por cerca de 3 milhões de estudantes. Haddad afirmou que, em anos anteriores, também foi preciso reaplicar o exame para alguns estudantes. Leia mais: para reitor da UFF erros no Enem são fogo amigo
Para ele, é possível aplicar uma segunda prova sem ferir a isonomia, porque em 2008 o Enem foi reformulado para permitir que as provas fossem comparáveis entre si, em relação ao grau de dificuldade.
O método denominado TRI é, segundo o ministro, usado em vários testes internacionais, como Pisa, Toefel e da própria Prova Brasil. "Até então, caso houvesse necessidade aplicar novas provas, não havia como negar a diferença das provas", argumentou.
Segundo ele, neste ano será preciso identificar caso a caso os alunos que foram prejudicados por erros gráficos, estimados em 0,1% do total de inscritos no exame (cerca de 3,5 milhões). O levantamento está sendo feito sala por sala, num processo de "garimpagem", segundo Haddad.
Senado
No dia anterior, Haddad já havia estado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal com o mesmo propósito. Na ocasião, ele defendeu a realização de mais de uma prova do Enem durante o ano e afirmou que não tirou do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) a responsabilidade pelos problemas no exame.



Fala Brasil
Os alunos que se sentirem prejudicados por falhas no na aplicação da prova podem entrar em contato com o serviço de atendimento do MEC, o Fala Brasil por telefone 0800-616161 das 8h às 20h. Outro meio de contato é por e-mail falabrasil@mec.gov.br. O Inep também possui um formulário eletrônico em seu site .
Briga na Justiça
O Enem 2010 está sendo marcado por disputas judiciais. A Justiça suspendeu o Enem 2010. No dia 8 de novembro, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do Ministério Público Federal e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos. Mesmo com essa decisão, o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a anulação do Enem.
No dia 11 de novembro a Advocacia Geral da União protocolou o recurso contra a suspensão do Enem. Na sexta-feira (12), o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem. A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF da 5ª Região, sediado na capital pernambucana.

Fonte: O Globo

Ex-prefeito e ex-secretária de município do RN são condenados pelo TJ

O ex-prefeito do município de Ruy Barbosa, João Joaquim Cavalcanti Neto, e a ex-secretária da cidade, Francisca Ataíde de Souza, foram condenados pelos desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça a pagarem indenização aos aprovados em concurso público da cidade, em 1999, após haverem nomeado concorrentes sem obedecer a ordem de classificação do certame.
Na primeira instância, a juíza da Comarca de São Tomé, Renata Aguiar de Medeiros Pires, condenou o ex-prefeito e a ex-secretária a suspensão dos seus direitos políticos e proibição de contratar com o poder público ou dele receber qualquer espécie de benesse, incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos; ao pagamento de multa civil no aporte de 20 vezes o valor da remuneração de cada um dos requeridos; bem como, no caso de Francisca Ataíde, a perda da função pública.
A Ação Civil de Improbidade Administrativa foi interposta pelo Ministério Público. A defesa dos acusados ingressou com Apelação Cível, junto ao TJRN, com o objetivo de modificar a sentença da juíza de primeira instância.
Eles alegaram, entre outras coisas, que não existiu vício no certame examinado, seja de ordem formal ou material, sendo plenamente obedecida a ordem de classificação para nomear os aprovados; que houve uma série de denúncias infundadas, pautada na revolta dos aprovados que não atentaram para o comunicado de nomeação e o chamamento à posse; e que a sentença da juíza Renata Medeiros observou testemunhos de candidatos nomeados e insatisfeitos pela lotação funcional em zona rural distante do município.
A juíza convocada Sulamita Pacheco, responsável pelo processo no âmbito do Tribunal de Justiça, afirmou que a magistrada da Comarca de São Tomé analisou bem o enredo apresentado pela acusação e defesa, mas entendeu que houve excesso na aplicação das penalidades e reduziu a pena da multa civil de 20 para 10 vezes o valor da remuneração então percebida pelos candidatos do concurso que se sentiram prejudicados.
 

A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte divulgou na tarde desta terça-feira a concorrência para o Processo Seletivo Vocacionado 2011. Com mais de 24 mil candidatos inscritos para 2.306 vagas, o vestibular garante 50% das vagas para cotistas vindos de escolas públicas. O curso de Medicina, em Mossoró, apresentou a maior demanda com 29,92 candidatos por vaga de cotista e 104,84 demanda geral.
Confira concorrência de todos os cursos
No campus de Natal, o curso mais concorrido foi Direito com demanda geral de 54,85 e para cotista 24,50 por vaga. As provas do vestibular da UERN serão aplicadas no dia 19 de dezembro.
Fonte:Diário de Natal