terça-feira, 13 de março de 2012

Reflexão do dia


CAJIM PASSOU A SER CAP - CAMPUS AVANÇADO DE PATU


Por decisão judicial o CAJIM - Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura - não poderá mais ser utilizado esta nomeclatura. A ação de anulação do nome chegou a direção do Campus sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 se não cumprir a decisão.
O motivo da decisão é que existe a lei 6.454/77 que proíbe a atribuição de nome de pessoa viva à bem público).
Em reunião do CONSAD - Conselho de Administração do Campus de Patu, constituído por professores, funcionários e alunos ficou decidido que voltará o nome anterior, ou seja, Campus Avançado de Patu "CAP".

Fonte: Folha Patuense

Copa de 2014: Caixa finalmente aprova financiamento de obras de mobilidade

O financiamento dos R$ 140 milhões necessários para o lote 1 das obras de mobilidade para a Copa 2014 foi, finalmente, aprovado pela superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF). A informação foi dada ontem pela prefeita Micarla de Sousa (PV), durante a visita de inspeção da Fifa/Comitê Organizador Local (COL) ao canteiro de obras da Arena das Dunas e confirmada pela Caixa.
Agora o projeto executivo, com orçamento de financiamento aprovado pela CEF, será enviado ao Ministério das Cidades para que possam ser iniciadas as intervenções urbanas entre a Ponte de Igapó e o Complexo Viário da Urbana, na Av. Industrial João Mota, Km-6, Napoleão Laureano e Av. Capitão-Mor Gouveia, Zona Oeste.
Fonte: o xerife

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DE UMARIZAL/RN

Por volta das 16h00min dessa segunda feira (12), foi registrado na cidade de Umarizal-RN, uma tentativa de homicídio contra a pessoa de FRANCI LIMA DE SOUZA, brasileiro, casado, nascido aos 08/07/1970, natural de Umarizal-Rn, pescador, filho de Adélson Afonso de Souza e Luzia Lima, residente e domiciliado no sítio Especturia, zona rural desta cidade, o qual sofreu tentativa de homicídio por parte do acusado JOÃO PAULO DA COSTA SILVA(Foto), 26 anos, casado, natural de Umarizal-RN e residente no sítio Especturia, vulgo ''VALDETÁRIO'', o qual cumpre pena no regime semiaberto por crime de Roubo.

Em data, hora e local acima citados, a vítima encontrava-se na residência do senhor JOSÉ DAMÁSIO, no sítio Especturia, quando o acusado chegou, aparentemente embriagado, e passou a agredir a vítima verbalmente, como ele não revidou, o acusado sacou uma faca-peixeira e tentou esfaqueá-lo, tendo a vítima se defendido com uma cadeira e logo depois se escondeu no interior da casa do senhor Damásio. Não satisfeito o acusado invadiu a residência já com a faca peixeira em punho, momento que foi impedido pelo proprietário da casa, o qual distraiu o acusado e a vítima conseguiu sair indo direto para a casa da mãe, enquanto isso o acusado continuou seguindo a vítima sempre com a faca-peixeira na mão, não conseguido o intuito pelo motivo da chegada do GTO de Patu, o qual fugiu do local, mas foi preso logo em seguida. Quanto a arma utilizada na tentativa não foi encontrada pelos policiais.
Fonte: nosso parana/ Umarizal/RN

Hospital Walfredo Gurgel comemora hoje 39 anos

Uma ampla programação inclui palestras, exposições e encerra com uma feijoada na sexta-feira.

 O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel referência estadual no atendimento de urgências e emergências para todo o RN, comemora a partir desta terça-feira (13), às 9h, seus 39 anos de serviços prestados a população do Rio Grande do Norte.
Para isso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) preparou uma ampla programação, que terá início com a palestra da enfermeira e professora Doutora da UFRN, Ana Tânia Sampaio, às 10h, sobre “A Humanescência no Âmbito do Cuidado em Saúde”.
Após, às 11h, será servido um coffee break. “UGV/Humanescência” será o assunto exposto pelo pneumologista, José Renato Brito Machado, às 15h40. Já às 16h20, o ouvidor da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Beto Madruga, apresentará “Conhecendo a Ouvidoria”. Às 19h, será vez do médico, Haroldo Ferreira, falar sobre a “Abordagem Primária ao Usuário do Hospital”.
Na quarta-feira (14), as exposições começam, às 9h, com a palestra da assistente social, Jerônima Souto, sobre o “Resgate do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH)”. Às 9h40, a servidora da Semop, Fátima Arruda, abordará o tema “Estacionamento Cidadão”.
Em seguida, “Programa de Internação Domiciliar (PID) e a Humanescência”, será apresentado pela assistente social do PID, Elzimar Marinho. Às 15h, será a vez do psicólogo da Universidade Federal do RN, José Alves, falar sobre “A Humanização do Hospital”. Após, às 15h40, a assistente social, Raída Oliveira, falará sobre “Um Olhar Humanizado nas UTIs”. Finalizando os trabalhos da tarde, às 16h20, a enfermeira, Camila Alves, apresentará “Humanização na Assistência: A Vivência do CTQ”. A noite, às 19h, o professor do curso de direito da UFRN, Marcos Dionísio, falará aos presentes sobre “Direitos Humanos”.
Continuando o ciclo de palestras, na quinta-feira (15), às 9h, a nutricionista do HMWG, Rita de Cássia, abordará a temática “A Humanização da Divisão de Nutrição e Dietética”. Às 9h40, a fisioterapeuta do HMWG, Selena Doriana, falará sobre o “Uso Seguro da Tecnologia de Forma Humanizada”. Às 10h20, “Reabilitação: Uma Experiência de Práxis Humanizada” será o assunto exposto pela fisioterapeuta do Centro de Tratamento de Queimados do HMWG, Joana D’arc Gomes. A tarde, às 15h, “Ações de Humanização na UTI Pediátrica: Um Olhar Para a Integração da Família/Criança/Hospital”, será exposto pelas psicólogas do WG, Ariane Cristiny e Aurila Rolim.
Logo após, “Cuidando do Cuidador”, às 15h40, será a palestra apresentada pela enfermeira do Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (Nast), Aniolly Maia, e pela técnica de enfermagem, Sônia Anacleto. Em seguida, às 16h20, a “Atuação da Psicologia no HMWG”, será abordada pelas psicólogas Maria Odete Menezes e Simone de Oliveira Rodrigues Menezes. Finalizando o terceiro dia de palestras, às 19h, a infectologista do HMWG, Rosângela Morais, apresentará a “Implantação da Política de Segurança no Paciente do WG”.
Na sexta-feira (16), finalizando a semana de comemorações, durante todo o período da manhã, os servidores poderão se confraternizar no Nast, tomando parte na Troca de Livros. Para participar, basta trazer alguma obra para ser permutada com a de outro colega servidor. E, às 11h30, será servida a já tradicional e deliciosa feijoada, encerrando, assim, a semana de comemorações.

Fonte:no minuto

Seleção Brasileira ganha torcedor de volta, aliás muitos!!!

A notícia sobre a saída definitiva de Ricardo Teixeira do comando da CBF realmente foi a melhor dos últimos tempos para o esporte brasileiro.
Romário disse tudo em sua declaração: "Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou a presidência da CBF. Espero que o novo presidente, João Maria Marin, o que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação. Senão, teremos que exterminar a AIDS.
Sobre o substituto de Teixeira, apesar do mau presságio devido ao episódio da copinha, creio que o mesmo (espero) deverá ser somente um "tapa buraco", o importante no momento foi nos livrarmos do Ricardão, que já tinha em suas costas uma infinidade de evidências sobre irregularidades cometidas em sua "ditadura".
Espero que mudanças venham, e quero dizer que, da minha parte, volto a torcer oficialmente pela seleção brasileira, algo que não vinha fazendo ultimamente, e tenho certeza que como eu muitos torcedores estão na mesma situação, oxalá a mesma perdure.
Em tempo, Teixeira deixa também automaticamente o COL (Comitê Organizador Local da Copa 2014), o que é magnífico.
Por Izaac Shallon/jean carlos

Greve da educação


Caso de gripe A é confirmado em município potiguar

A coordenação de Epidemiologia do Rio Grande do Norte recebeu do Laboratório de Belém do Pará, o resultado dos exames feitos de uma morada do município de Jardim do Seridó, situado a 224 km de distância de Natal, e que continua internada na UTI do Hospital Regional de Currais Novos, até então com suspeitas do vírus H1N1, também conhecido como gripe suína. A informação foi divulgado pelo blogueiro e radialista, Marcos Dantas. De acordo com o setor, apesar da positividade, não há tantos motivos para alerta, já que todos os procedimentos foram tomados pelo Hospital Regional, desde quando os médicos perceberam na paciente, sintomas claros da doença, a começar da aplicação do remédio Tamiflu. A paciente contraiu a gripe nos últimos dias de sua gravidez, e deu a luz sem complicações ao seu filho.
Na semana passada, a secretaria de Saúde de Jardim do Seridó chegou a divulgar nos meios de comunicação da região, que o exame tinha dado negativo. O laudo oficial enviado pelo laboratório de Belém do Pará já foi enviado a direção do Hospital de Currais Novos e comunicado aos médicos e alguns familiares da vítima. Nas próximas horas, o setor de epidemiologia do RN deverá se pronunciar a respeito da confirmação da gripe suína no município seridoense.

Fonte: DNonline

Palestra na Escola Júlio Benedito

Começaram ontem (12) e se estenderá até sexta-feira na escola municipal Júlio Benedito, palestras com vários profissionais sobre saúde. Nesta segunda o tema foi "BULLING" e foi ministrada pela psicóloga da cidade de Messias Targino Dra. Ana Laura.


            A palestra tratou das formas de "BULLING", como evita-los, as consequências e conscientizou os adolescentes dos riscos que o "BULLING" pode ocasionar, os traumas por parte das pessoas que sofrem e o erro que é comete-lo.

          
           A palestra foi ministrada nos turnos matutino e vespertino para os alunos dos 5º ano matutino e para os alunos dos 8º e 9º ano vespertino.
Fonte:site da prefeitura