quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Projeto para Curso de Medicina tem caráter de saúde preventiva

O projeto para um curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ainda está em andamento, mas a meta é conseguir vencer todos os trâmites burocráticos o mais rápido possível para incluí-lo no Sistema de Seleção Unificada (SISU) do próximo ano. Ou seja, os alunos que irão responder ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final deste ano já podem vislumbrar uma vaga.
A comissão que está à frente do projeto já realizou uma visita ao curso de Medicina da cidade de Sobral (CE) e ao da cidade de Caruaru (PE) para formatar o perfil do que será instalado na UFERSA. De acordo com o reitor Josivan Barbosa, o sonho atende a uma solicitação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva que, no encontro de reitores, comentou a vontade de um curso de Medicina para o Semi-Árido.
Isso também deve moldar o perfil do curso, que, de acordo com o reitor, terá um caráter focado na medicina preventiva. "É a política do Ministério da Saúde e do Ministério da "Educação que os novos cursos de Medicina sejam voltados para a prevenção", ratifica ele. O próximo passo será a submissão do projeto ao Departamento de Ciências Animais, que está à frente, para em seguida ser encaminhado ao Mec.
"Ainda é cedo para falarmos em orçamento ou mesmo em algumas outras questões. O importante agora é a formatação do curso e depois começaremos a defender o projeto em Brasília", alerta ele. 

Fonte:jornal de fato

Reunião prepara municípios do interior para os períodos de chuvas

Na manhã dessa quarta-feira, 1º, a Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Norte promoveu uma reunião com representantes de seis municípios das regiões do Alto Oeste Potiguar e Vale do Assu. Os municípios participantes do encontro, realizado no 2º Grupamento de Bombeiros, situado em Mossoró, foram: Assu, Apodi, Upanema, Pendências, Pau dos Ferros e Mossoró. Os representantes dos municípios de Macau, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu e Guamaré foram convidados, mas não compareceram a reunião. De acordo com o Tenente Coronel Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil, o objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados às medidas preventivas a serem tomadas pelos órgãos estaduais e municipais, em virtude das previsões meteorológicas para os próximos meses.

Na reunião, a Defesa Civil Estadual cobrou dos municípios a apresentação dos planos de ação de cada cidade a serem executados em casos de catástrofes naturais, a identificação e mapeamento das áreas de risco, a indicação de abrigos temporários e os planos de assistência social, psicológica e de saúde desenvolvido por cada prefeitura para casos de possíveis desabrigados. Além disso, o órgão estadual solicitou dos municípios a apresentação da lei de criação da Defesa Civi

Fonte:diario de natal

Transferência de narcotraficante FB deve ocorrer na tarde de hoje

O Globo
Transferência de FB (detalhe) para presídio federal de Mossoró pode ocorrer a qualquer momento
Quase dois anos depois da megaoperação policial que resultou na transferência de 10 membros do Comando Vermelho do Complexo Penitenciário Bangu, no Rio de Janeiro, para o Presídio Federal em Mossoró, mais um integrante da facção criminosa é removido para a unidade de segurança máxima instalada na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A Justiça autorizou na tarde de ontem (30) a remoção do narcotraficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, e Luis Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, para a penitenciária de Mossoró que já abriga outros 10 integrantes do CV, como Fernandinho Beira-Mar.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou nesta segunda-feira, a transferência dos traficantes FB e Claudinho, para o presídio federal de Mossoró. A nota divulgada pelo TJ/RJ informa que a transferência aconteceria hoje (31), em um vôo de carreira (vôo contínuo que faz uma rota pré-determinada). Ainda de acordo com o comunicado, a autorização atendeu a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Com isso, a expectativa é que a transferência ainda deve ocorrer na tarde desta terça-feira.

Sendo que a remoção dos presos pode acontecer a qualquer momento de forma sigilosa, sob a alegação de questões da preservação da segurança e da ordem pública. Fabiano Atanázio e Claudinho CL foram presos no dia 27, em Campos do Jordão, São Paulo. Os detalhes da transferência dos criminosos são ajustados entre o Depen e a Seap que mantém segredo com relação a divulgação de informações.

Em resposta à onda de violência desencadeada por líderes e integrantes de facções criminosas cariocas, a Secretaria de Segurança Pública do estado transferiu na tarde do dia 06 de março de 2010 11 presos que estavam no Complexo Penitenciário Bangu, no Rio de Janeiro, para o Presídio Federal em Mossoró. Dos detentos removidos, 10 fazem parte da facção criminosa Comando Vermelho e um integra o grupo Amigos dos Amigos (ADA), espécies de "poder paralelo" que ordenam execuções e praticam extorsões, além de chefiar o tráfico de drogas e de armas, dentre outras atividades criminosas de alta periculosidade.

Na ocasião, os criminosos, chefes do tráfico em diferentes favelas da cidade, estavam no Complexo Penitenciário de Bangu (zona oeste) e foram levados separados em micro-ônibus da Polícia Federal até a base aérea do Galeão no RJ, onde embarcaram em um avião da PF/Força de Segurança Nacional. A aeronave com os 11 presos aterrisou no Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró às 14h30 do dia 06 de março de 2010. Os detentos uniformizados de camisa branca desceram da aeronave de cabeças baixa e presos por um cinto de couro e algemas que impedem movimentos bruscos. Sob um forte esquema de segurança, com agentes fortemente armados, os presos foram removidos para uma van da PF e conduzidos para a unidade prisional, onde continuam detidos há quase dois anos em celas individuais.

11 membros do Comando Vermelho em Mossoró

Entre os transferidos nessa época, está Éderson Gonçalves Leite (Sam), ex-dono de bocas de fumo na região de Cidade de Deus (zona periférica do RJ). Na ocasião, além de Sam foram transferidos: Patrick Salgado Souza (Patrick do Vidigal), ex-chefe do morro do Vidigal; Márcio Gomes de Medeiros, chefe do Turano; Edmilson Ferreira dos Santos (Sassá do ADA), um dos maiores traficantes de armas e drogas do estado e um dos chefes da mesma facção criminosa que controla a venda de drogas na Rocinha; os irmãos Luiz Carlos Gomes (Luiz Queimado) e Luiz Paulo Gomes Jardim (Paulinho Madureira), que controlam parte da venda de drogas em São Gonçalo; além de Antônio Ilário Ferreira (Rabicó), Márcio Gomes de Medeiros (Marcinho do Turano), Juliano Gonçalves de Oliveira (Juca), José Benemário de Araújo (Benemário), Bruno Coutinho (Brunaldo) e Tiago Rangel da Fonseca (TH).

Já a transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, 37, o Fernandinho Beira-Mar, aconteceu na noite do dia 05 de fevereiro do ano passado junto com mais cinco criminosos de alta periculosidade que foram removidos para o presídio federal de Mossoró. Com os traficantes longe do Rio, o objetivo da Secretaria de Segurança é isolar os líderes e evitar que tenham contato com criminosos que estão soltos e planejem novas ações criminosas.

Fonte:correio da tarde

Cai mais um Ministro do governo Dilma

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deverá pedir demissão do cargo hoje. Pelo menos foi o que ele disse ontem ao seu grupo político no PP. Ele disse que entregará a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff em uma audiência no Palácio do Planalto. A parlamentares, ele reconheceu não ter mais condições "políticas e pessoais" de ficar no ministério.
Negromonte comunicou sua decisão aos deputados Roberto Brito (PP-BA), Waldir Maranhão (PP-MA) e Vilson Covatti (PP-RS). "Ele está determinado e disposto a fazer isso. Disse que tomou a decisão por questão de foro íntimo", disse Covatti à Folha.
A situação de Negromonte tornou-se insustentável na semana passada após a imprensa revelar a participação dele e do secretário-executivo, Roberto Muniz, em reuniões privadas com um empresário e um lobista interessados num projeto do ministério.
O episódio culminou com a demissão do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, na quarta-feira. Muniz também deve sair.
Fonte:jean carlos