quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Senador José Bezerra diz que educação no RN é deplorável


O senador José Bezerra Júnior (DEM-RN) fez pronunciamento nesta quarta-feira(1º) no plenário do Senado Federal.

José Bezerra(foto) disse que a educação básica brasileira está em um “estado deplorável”. Afirmou também que o país vive o auge de um processo de “falência da educação”, pois o setor educacional não é valorizado pelas autoridades.

No Rio Grande do Norte, ressaltou José Bezerra Júnior, as avaliações oficiais sobre a qualidade do ensino mostram a situação desastrosa da educação básica, com milhares de crianças fora das salas de aula.

- Meu estado vive uma situação deplorável na educação básica, o mais baixo nível qualitativo, provocado por uma sucessão de descasos e erros cuja relação de causa e efeito já compromete algumas gerações – declarou o senador.

Na opinião de Bezerra, a educação precisa ser prioridade para os governantes. Ele assinalou que grande parte dos recursos destinados ao ensino básico acaba sendo desviada para financiar o ensino superior.

Cimento da educação

José Bezerra declarou ainda que a escola brasileira precisa resgatar seu papel como espaço de participação social, de formação da cidadania, de respeito dos valores democráticos e de pluralidade cultural.

“Além dos baixos salários dos profissionais da educação e da ausência de professores qualificados o país também não tem uma política de valorização e capacitação desses profissionais”, enfatizou o senador do DEM.

Bezerra aproveitou para citar frase do filósofo e matemático grego Pitágoras: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Citou também o economista britânico William Arthur Lewis: “Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”.

- A educação não pode mais ser um motivo apenas de discurso e retórica, um capítulo oco em plataformas de governo de candidatos, uma promessa ilusória de campanha eleitoral ou uma farsa a esconder interesses ideológicos de tomada de poder – ressaltou o senador potiguar.

E acrescentou: “Vamos tratar logo de fincar as pedras de sustentação do futuro com o cimento da educação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário