domingo, 29 de agosto de 2010

Engenharia de nanotecnologia e vinhos são novos cursos para 2011

Graduação em engenharia de nanotecnologia e técnico em produção de vinhos são algumas das novas opções de curso para 2011. Há ainda opções já existentes, como engenharia aeroespacial, em uma das instituições de maior renome do país, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.

O curso de engenharia de nanotecnologia será oferecido no vestibular do primeiro semestre de 2011 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Segundo a instituição, o curso é o primeiro da América Latina e o sexto do mundo. O curso técnico de produção de vinho, com dois anos de duração, começa começa no segundo semestre do ano na Escola Técnica (Etec) de Jundiaí, no interior de São Paulo, segundo o Centro Paula Souza.

Quem tem interesse em foguetes pode ainda buscar uma das dez novas vagas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que abriu o curso de engenharia aeroespacial.

De acordo com o coordenador do curso de engenharia de nanotecnologia da PUC-Rio, professor Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco, o diferencial dos formados no curso será o conhecimento na manipulação e controle de materiais na escala atômica e molecular. "É uma enorme vantagem porque as nanotecnologias produzem inúmeras inovações", disse o professor.

Várias áreas da indústria precisam de profissionais da área, como fabricantes de cosméticos, de eletrônicos, de fertilizantes, de fármacos e de tintas, segundo Pacheco.

A formação tem uma base científica forte, como as outras engenharias, como estudo de química, física, materiais e biologia. O enfoque será dado às nanociências. "O profissional tem um conhecimento mais abrangente, menos especializado e sai pronto para qualquer área do setor produtivo", disse Pacheco. A duração do curso é de 4 anos e meio.

Etec JundiaíEscola técnica de Jundiaí, onde será oferecido o
curso de vinhos (Foto: Eduardo Alvarez/Divulgação)

Outra novidade do mercado é o curso técnico em produção de vinhos e enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí. De acordo com o diretor da Etec, Eduardo Alvarez, o curso é o primeiro técnico regular do estado de São Paulo e o segundo do Brasil. Outro curso do tipo fica no Rio Grande do Sul.

O enfoque serão as técnicas para produção, como implantação do parreiral, espécies adaptadas à região de Jundiaí, sistema de poda, colheita e processamento. Além disso, haverá aulas sobre a fase enológica, como rotulagem e condicionamento. "Falta o investimento em laboratórios e equipamentos específicos", disse Alvarez.

Segundo o diretor, a ideia do curso surgiu em discussões com produtores da região de Jundiaí. "Tudo começou em pequenos cursos com produtores rurais", disse Alvarez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário