domingo, 10 de outubro de 2010

Um mercado de gigantes

Os comerciantes de Mossoró que insistem em atuar no ramo farmacêutico enfrentam uma luta que pode ser comparada a apoteótica disputa entre Davi e Golias. Só que, nesse caso, não há qualquer chance de sucesso para Davi, que, na verdade, é engolido por Golias.
Para se ter uma ideia do poder de fogo das farmácias "estrangeiras", somente a Pague Menos e a Farmácia do Trabalhador somam mais de 600 lojas abertas no Brasil.
A Farmácia do Trabalhador conta com 280 unidades abertas e tem plano de abrir mais 40 até o final do ano, conforme informou Abinoá Gomes, diretor da empresa.
A Pague Menos já tem 380 lojas abertas e quase todos os dias abre outra pelo Brasil afora. "Vamos abrir mais uma em Mossoró e devemos chegar a Assú, por exemplo", disse Abraão, supervisor da empresa.
A Santa Fé tem 37 lojas em todo o Rio Grande do Norte e a Globo cerca de 30. Mas o grupo Jorge Batista, que comprou a Globo, tem dezenas de outras distribuídas pela região Nordeste.


Consumidores agradecem concorrência
A disputa acirrada no mercado de medicamentos é do bom gosto dos consumidores mossoroenses. Graças à forte concorrência, é possível comprar remédios a preço mais em conta.
Que o diga a aposentada Francisca das Dores Carvalho, 74. Ela usa há anos continuamente medicamentos para hipertensão e lembra que antigamente ficava dependente do preço praticado pelo dono da farmácia do seu bairro. "Mas, agora, eu tenho opções de escolha e compro onde tiver o menor preço", observou a aposentada.
Diante de muitas opções, o consumidor deve usar a arma da pesquisa para levar vantagem, pois a diferença de preço pode chegar facilmente a 50%. O preço de uma caixa do medicamento Captopril de 25mg com 30 comprimidos, indicado para hipertensão, pode ser comprado por R$ 10,00 ou R$ 15,00, dependendo da farmácia que o cliente comprar, conforme constatou a reportagem em pesquisa rápida. "Uso quatro medicamentos e faço pesquisa todos os meses antes de fazer a compra, pois o medicamento pode estar barato numa farmácia hoje, mas amanhã o preço pode estar melhor em outra", relatou o aposentado Mário Moacir Barbosa, acrescentando que consegue uma boa economia com a pesquisa.
E é com preços baixos e atendimento diferenciado que as empresas dizem derrubar os concorrentes.
Abinoá disse que a Farmácia do Trabalhador tem parceria com vários laboratórios que possibilitam praticar preço imbatível. Francisco destacou o serviço gratuito de entrega a domicílio como um dos diferenciais da Santa Fé. Enquanto que Abraão ressaltou o investimento feito em estrutura, como climatização das lojas, da Pague Menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário