domingo, 10 de outubro de 2010

Farmácias ‘estrangeiras’ dominam o mercado

Há alguns anos era comum ir à uma farmácia em Mossoró e chamar o dono do estabelecimento pelo nome para receber o atendimento. Nessa época, o mercado farmacêutico local era disputado por comerciantes mossoroenses, que, na maioria das vezes, tinha uma única farmácia.
Apenas os comerciantes que mais se destacavam contavam com mais de um estabelecimento de venda. Porém, o tempo passou, o mercado evoluiu e, hoje, o setor de farmácia é dominado por empresas "estrangeiras". Grandes redes vieram de fora e se estabeleceram no município, praticamente "abolindo" a figura do dono de farmácia.
Atualmente, uma grande fatia do mercado pertence à cearense Pague Menos, que já conta com três farmácias em funcionamento em Mossoró e prepara a inauguração de mais uma unidade.
Para se ter uma ideia do poder de venda da empresa cearense, basta passar alguns minutos na loja instalada na Avenida Santos Dumont, no Centro, onde o movimento de clientes é intenso, praticamente, 24 horas por dia, já que a unidade funciona dia e noite.
Em busca do cliente, a Pague Menos está saindo do Centro para os bairros, já está no Alto de São Manoel e chegará ao Nova Bethânia.
O resto do bolo - que rende milhões de reais todos os meses - é dividido, principalmente, pelas "natalenses" Globo e Santa Fé, com duas unidades instaladas cada.
A Globo, vendida a um grupo piauiense neste ano, chegou a ter uma presença mais forte em Mossoró, contando até com três lojas, mas precisou passar por adaptações e, hoje, tem a sua atuação concentrada no Centro com duas lojas.
A Santa Fé chegou à cidade há seis anos e, logo de cara, abriu três lojas. Uma delas no Alto São Manoel, que foi fechada logo depois.
Hoje, a empresa voltou a ter três unidades, duas no Centro e uma no bairro Santo Antônio. "A nossa intenção é contar com seis lojas até o final de 2011", declarou Francisco das Chagas Santos, gerente da Santa Fé.
Os ventos do desenvolvimento de Mossoró agora atraíram uma empresa pernambucana.
Na quinta-feira retrasada, 30, A Farmácia do Trabalhador abriu a sua primeira loja em Mossoró. Uma segunda unidade já está pronta e o planejamento da empresa é bastante audacioso: abrir oito lojas em Mossoró. "Já notamos que a cidade tem potencial para receber esse aporte de investimentos", declarou Abinoá Gomes, diretor da empresa, surgida a partir do município de Garanhuns.
Num mercado "estrangeiro", a empresa mossoroense Droga Nossa é uma das poucas exceções. Com quatro lojas, duas no Centro, uma nos Paredões e outra no Nova Bethânia, a Droga Nossa tenta provar que o filho da casa também faz milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário