terça-feira, 4 de setembro de 2012

Grupo quer construir parque temático no RN

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Luiz Gonzaga Paes Landim, além de representantes do grupo espanhol Alondra, que estão interessados em investir no projeto de um parque temático no Rio Grande do Norte.

De acordo com Adonis Oliveira, coordenador geral de Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento da Sudene, a ideia dos espanhóis é investir US$ 2,5 bilhões para construção deste empreendimento "voltado para a consciência ambiental e a preservação dos recursos ambientais".

Para Rosalba Ciarlini, este é um momento oportuno para o Rio Grande do Norte. "Temos localização privilegiada, um litoral dos mais belos e ainda seremos sede de uma Copa do Mundo. Tudo isso conta bastante", comentou, completando que "temos muito que desenvolver, principalmente na área turística".

Para se ter ideia da dimensão do projeto, os investidores planejam 15 mil postos de trabalho diretos e 45 mil indiretos. O superintendente da Sudene, Paes Landim, ressaltou a importância em se investir no Rio Grande do Norte e disse que "a Sudene está disposta a financiar o projeto".

Já o diretor-geral da Alondra, Manuel Rojas Saume, explicou que o modelo do projeto é baseado na sustentabilidade. "Firmado nesta ideia, nossa primeira providência será a despoluição do rio Potengi", afirmou. De acordo com ele, a obra está planejada em quatro etapas: 2012 - anúncio mundial do projeto; 2014 - 40% da construção pronta e pré-inauguração na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014; 2016 - 70% concluído nas Olimpíadas; e 2019 - inauguração definitiva de toda a obra.

Paes Landim disse que vai levar os investidores aos Ministérios do Turismo (MTur) e de Minas e Energia (MME) para que apresentem a ideia junto ao Governo Federal. Já Manuel Saume afirmou que "Natal é perfeita" e a governadora Rosalba Ciarlini complementou dizendo que "o momento ideal é esse de um parque temático instalado no Rio Grande do Norte para todo o Brasil". "Uma de nossas vocações naturais é o turismo", frisou a chefe do Executivo.

Rosalba informou que os secretários do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; do Turismo, Renato Fernandes; do Planejamento, Obery Rodrigues; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, estarão acompanhando o desenrolar do processo junto aos investidores estrangeiros.

Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário