quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TRE cancela 170 pedidos de registro de candidaturas no RN

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte rejeitou, até a noite de ontem, 170 pedidos de registros de candidaturas. Foram rejeitadas sete chapas para a disputa majoritária e 163 aspirantes às vagas no legislativo municipal das suas respectivas cidades. O indeferimento das candidaturas, no entanto, não é definitivo. Os candidatos podem entrar com recurso e concorrer sub judice, até que o registro seja julgado em última instância.

Os juízes eleitorais negaram os registros de candidatura de sete concorrentes ao Executivo. Foram indeferidos os de Nei Moacir Rossatto de Medeiros (PSB), de Alexandria; Felipe Muller (PP), de Caiçara do Rio do Vento; Carlinho da Apami (PR), de Campo Redondo; Tarcísio Araújo de Medeiros (PR), de Japi; Augusto José de Aquino (DEM), de Pilões; Mário Costa de Oliveira (DEM), de Rafael Fernandes; e Giovannu César Pinheiro e Alves (PMN), de Tangará.

Das 413 chapas registradas para disputar as 168 prefeituras do Rio Grande do Norte, 179 tiveramo registro deferido, 7 foram rejeitadas e 219 ainda aguardam julgamento. A Justiça Eleitoral tem até o dia 5 deste mês para julgar os processos ainda pendentes, que correspondem a mais de 50% dos pedidos. Em seguida, os casos em que há recurso serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Dos que se inscreveram para disputar as vagas de vereador, estão inaptas a disputar o cargo 163 pessoas, que requereram o registro em 71 municípios potiguares. Ao todo, se inscreveram para a disputa proporcional 7.721 candidatos. As candidaturas que ainda aguardam julgamento chegam a 3.643, quase a metade dos inscritos. Nos próximos dias, com o decorrer dos julgamentos, deverão aparecer mais candidaturas rejeitadas.

Natal foi o município que teve mais pessoas inaptas a concorrer ao pleito. Apesar de nenhum candidato da majoritária ter sido considerado inelegível, 38 pessoas que pretendiam concorrer às 29 vagas de vereador não estão aptas a participar das eleições. A segunda foi Mossoró, que teve 10 nomes irregulares. O julgamento das candidaturas é acessível a todos por meio da página DivulgaCand2012, do TSE.

Fonte:DN online

Nenhum comentário:

Postar um comentário