quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Presos da PB são transferidos para o Rio Grande do Norte

Nove detentos do Complexo Penitenciário de Segurança Máxima de João Pessoa (PB-1 e PB-2) foram transferidos, ontem, 31, para o Presídio Federal de Mossoró-RN. A ação é uma continuidade da operação Perseu II, iniciada no dia 4 de julho. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), a transferência foi determinada pela Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Norte, que acolheu decisão da Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa.

Batizada de Operação Perseu III, a ação de ontem, 31, é resultado de uma ação integrada dos órgãos de inteligência da Polícia Militar, Civil e do Sistema Penitenciário para combater ações delituosas de facções criminosas, narcotraficantes e homicidas com ramificação interestadual, disse a Seap. Os crimes seriam comandados de dentro dos presídios paraibanos.
No dia 4, os primeiros nove presos foram levados para Mossoró e hoje será concluída mais uma etapa da transferência. Segundo a assessoria do órgão, os apenados passaram por exames no Centro de Ensino da Polícia Militar antes de seguir para o Rio Grande do Norte.

REBELIÃO
Inicialmente, os presos do Complexo de Segurança Máxima começaram a ser transferidos após a rebelião do dia 28 de maio, considerada a maior já registrada no Sistema Prisional da Paraíba. O motim deixou um grande saldo de destruição no complexo prisional. No dia seguinte, 210 presos foram redistribuídos para unidades de João Pessoa, Patos e Cajazeiras. A partir daí, iniciou-se a operação para desarticular o esquema criminoso entre os detentos.

Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário