domingo, 26 de agosto de 2012

A origem de tanta violência e como reduzi-la

Continuo assistindo a população em geral com a idéia ERRADA de que a violência vai reduzir com o Governo do Estado contratando mais PMs e espalhando-os nas ruas.
Isto é exatamente o que o Governo Estado quer, não para reduzir a violência, mas para fazer sua propaganda institucional, usando PMs e viaturas com giroflex como outdoor.
É a mídia giroflex. E não é de hoje que é praticada.
Em números, a violência em Mossoró cresceu a partir de 2005, motivada pela falta de prisão de quem financia o tráfico, manda matar e mata, assalta e comete outros tipos de crimes.
De 1998 a 2005, a média de homicídios em Mossoró era 30. Em 2006 foram 53, em 2007 foram 87, em 2008 foram 118, em 2009 foram 103, em 2010 foram 141 em 2011 foram 191.
Neste período três fatores se destacaram na contribuição do avanço do crime:
1º – Polícia Civil sem estrutura, perícia forense, contingente, viaturas, tecnologia e delegacia para prender quem financia o tráfico de drogas, homicídios e outros crimes de maior porte no RN. Enquanto este trabalho é feito, a Polícia Militar precisa ser colocada nas ruas com apoio do setor de inteligência da Polícia Civil, para fazer o trabalho de ostensivo.
2º – Em 2005 foi quando chegou o crack nas ruas com força, formando uma massa de viciados (sem um local para recuperação) capazes de fazer qualquer coisa para alimentar o vício.
3º – A situação prisional se agravou, formando cada vez mais bandidos para ficar nas ruas e as escolas estão cada vez mais desinteressantes para o jovem em período de formação.
O primeiro faz crescer o sentimento de injustiça no seio social, gerando vinganças, o segundo é motivado pelo primeiro e o terceiro solidificam os dois primeiros.
Logo a solução giroflex apresentado pelo Estado não é solução. É engodo e serve apenas para fazer média com o a população. É o governo transformando homens da PM em outdoors.
Solução 1º – Contratar policiais civis e reestruturar o ITEP para investigar os crimes que já aconteceram, prender bem os criminosos e a Justiça condená-los a pena justa.
Solução 2º: transformar os presídios em indústria para os presos trabalharem e, assim, aprender uma profissão, pagar pelo crime que ele fez e a família da vítima sentir justiçada.
Solução 3º: construir escolas em locais amplos, com áreas de lazer, esportes, cultura, bibliotecas para funcionar realmente em tempo integral, assim afastando as crianças dos males impostos pela TV, computador, rua… colocando-o num espaço sadio. O ceará construiu 152 e está construindo mais 30 destas escolas com recursos federais.
Solução 4º: Campanha para resgatar o sentimento do perdão no seio social e reestruturação da estrutura familiar, realizada pelo Estado em parceria com as igrejas, ONGs, sindicatos, associais e representações de especialidades como advocacia, comércio e indústria.
Fonte:Retrato do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário