quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gramática editada por potiguar




Estudar é buscar bons livros. Neste contexto o Brasil tem nova gramática editada por um potiguar bastante conhecido do estudante: o professor de Língua Portuguesa, Sílvio Augusto do Nascimento. “A Extremamente Fácil”, assim intitulada, lançada recentemente, mais precisamente dia 22 de junho, cumpre seu destino de simplificar a explicação ao leitor/aluno, para um aprendizado mais eficiente e eficaz.

O professor Sílvio Augusto ressalta que a mídia local tem sido  importante nesta empreitada, pois trata-se de “projeto com poucos apoios, e ainda em evolução”. Mas destaca: “Já apresenta números positivos, uma vez que as livrarias apontam a gramática entre os campeões de vendas a cada semana.”

“A Extremamente Fácil é um sonho realizado como professor, que atendeu aos apelos de centenas de alunos que, ao longo de meus 30 anos de sala de aula, pediam uma gramática em linguagem mais acessível, clara e completa em suas informações”, explica Silvio.

Com 22 capítulos de teoria e exercícios com mais de 1.000 questões gabaritadas, das mais diversas Bancas Elaboradoras do Brasil, a gramática é voltada a quem pretende estudar/pesquisar para concursos públicos, vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Suas 504 páginas que trazem resultado de profundas pesquisas “silvísticas” em busca de melhor atender à expectativa daqueles que necessitam da Língua Portuguesa, como objeto de estudo ou trabalho e na vida social. Ou seja, para todos, em qualquer tempo.

Silvio explica ainda que entre os diferenciais desta gramática, destacam-se: a linguagem descomplicada e objetiva; a teoria passo a passo, visando alcançar aqueles que há muito estavam distantes do contato gramatical. “A intenção é de dar leveza ao estudo da gramática”.

Por isso, na abertura de cada capítulo/unidade está impresso algum poema de grandes autores, como Vinícius de Morais, Cecília Meireles, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Mário Quintana, Manoel  de Barros, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Drummond e até do próprio Sílvio Augusto.

Já ao final desses capítulos, há um questionário que interage com o autor sobre pontos a esclarecer como um “plantão de dúvidas com acesso virtual” através do e-mail gramaticasilvio@gmail.com ou pelo twitter @Silvio_prof, já em pleno funcionamento desde o lançamento da gramática.

Os exemplos utilizados para esclarecer os assuntos são atuais, registrando fatos recentes como a visita do presidente Obama ao Brasil, a morte do Bin Laden e outros temas atemporais, que deixam o livro diferenciado e em sintonia com o leitor.

A gramática Extremamente Fácil tem esse nome por causa do bordão que Silvio utiliza há alguns anos nas suas aulas, fazendo referência aos conteúdos após as explicações e lembrando sua sintonia com a música, “outra grande paixão que se agrega ao nosso trabalho de professor nestes 30 anos de ‘praia’ educacional”.
Fonte:revista foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário