sábado, 28 de agosto de 2010

Itamaraty confirma morte de brasileiro no México

A identidade de um brasileiro foi confirmada neste sábado (28), pelo Itamaraty, como sendo uma das vítimas da chacina de 72 imigrantes latino-americanos no estado de Tamaulipas, nordeste do México. A família do brasileiro ainda não foi avisada e, por isso, ainda não é possível divulgar seu nome.

Segundo a assessoria do Itamaraty, outro documento de origem brasileira foi encontrado com as vítimas, mas o corpo ainda não foi identificado.

Até sexta-feira haviam sido reconhecidos 31 dos 72 corpos - entre eles 14 hondurenhos, 12 salvadorenhos, quatro guatemaltecos, além do brasileiro. As tarefas prosseguem neste sábado, embora, até o momento, não tenham sido divulgados detalhes.

O massacre ocorrido em Tamaulipas foi atribuído por um sobrevivente equatoriano a integrantes do cartel Los Zetas.

Dos 400 mil imigrantes que atravessam o México para chegar aos Estados Unidos, "a maioria é vítima de redes internacionais de contrabando, do tráfico de pessoas e de drogas; muitos não conseguem chegar a seu destino", denunciou em Genebra Navi Pillay, titular do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Acnudh).

Atentado
Um carro-bomba explodiu na frente das instalações da gigante de comunicações Televisa, na sexta-feira, sem deixar feridos. O atentado ocorreu no mesmo estado em que foi feita a descoberta da chacina. Em uma aparente campanha de intimidação contra os meios de comunicação, o veículo explodiu a alguns metros da entrada dos estúdios da Televisa, situada em uma zona residencial da capital do Estado, Ciudad Victoria, 350 quilômetros ao sul da fronteira com o Texas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário