segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Economia desacelera e cresce até 1% no 2º trimestre, afirma Mantega



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou nesta segunda-feira a avaliação de que a economia desacelerou no segundo trimestre. Mantega afirmou que acredita em uma alta entre 0,5% a 1% do PIB (Produto Interno Bruto) frente ao início do ano.

O dado oficial será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na sexta-feira. No primeiro trimestre, o país cresceu 2,7% em relação aos três meses imediatamente anteriores, impulsionado principalmente pelo desempenho da indústria e investimentos.

Mantega também afirmou que a economia brasileira deve registrar taxa média de expansão de 5,8% a 6% entre 2011 e 2014, e que o próximo governo tem o desafio de manter os investimentos altos.

O ministro disse ainda que o câmbio deve sofrer desvalorização no futuro, sem entrar em detalhes, e que é possível que o país tenha deficit nominal zero nos próximos anos.

Em julho, último dado disponível, o setor público consolidado brasileiro registrou o pior resultado fiscal para o mês de toda a série histórica, com superavit primário de R$ 2,454 bilhões. O deficit nominal, que leva em conta as despesas com juros, alcançou R$ 14,310 bilhões.

De acordo com pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, a estimativa do mercado para o crescimento do PIB neste ano ante 2009 foi levemente diminuída de 7,10% para 7,09%. Já para 2011, a previsão foi mantida em 4,50%.

O presidente do BC, Henrique Meirelles, também já afirmou em outras ocasiões que o desempenho do PIB ficou próximo da estabilidade entre os meses de abril e junho, mas aposta que a economia brasileira voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário