sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dengue: volta de sorotipo alerta autoridades para maior vigilância no Seridó

Sesap intensifica medidas de controle do tipo DENV 1, uma vez que pode atingir as pessoas que não foram infectadas por este sorotipo.





Depois da confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de Dengue no Estado (que não circulava há 8 anos), os técnicos do Programa de Controle da Dengue da Sesap intensificam o trabalho de supervisão na região do Seridó.

A estratégia está sendo reforçada porque na última quinta-feira, a SESAP recebeu a confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de dengue no Estado, através de 02 amostras isoladas e positivas para este sorotipo no município de Jardim do Seridó.

O resultado serve de alerta para os profissionais de saúde. Segundo a coordenadora do Programa, Kristiane Fialho, a circulação do dengue 01 (Denv 01) é preocupante pelo fato de que as pessoas que não foram infectadas por este sorotipo, ressaltando os que nasceram a partir de 2002, pertencem ao grupo dos considerados susceptíveis.

O programa disponibilizou um carro para a 4ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), exclusivo para as ações de dengue, para assessorar os municípios que compõe esta região. Além disso, no início de maio enviará dois técnicos da Subcooordenadoria de Vigilância Ambiental para investigar e intensificar o controle vetorial na região. Os técnicos buscam implementar as ações nos municípios que estão sob risco.

“A detecção do sorotipo só foi possível porque a coleta para realizar o teste para isolamento viral foi solicitado por profissionais médicos da região e a rapidez do resultado também se deve ao fato de termos condições laboratoriais por parte do Lacen/RN para a realização desde teste”, explicou Kristiane.

A coordenadora alerta ainda para a importância dessa solicitação para casos suspeitos de dengue com base nas Normas Técnicas de Laboratório elaborada pela equipe de Vigilância Epidemiológica e Lacen.

“É com base nesses dados que podemos intensificar nossas ações. Reforçando ainda que o monitoramento do sorotipo circulante deve ser uma rotina parte dos profissionais de saúde. Informamos também que este ano comprovadamente temos a circulação de dois sorotipos o DENV 1 e DENV 2 no Rio Grande do Norte”, informou.

A coordenadora explicou ainda que todos os hospitais regionais dispõem da realização de teste rápido de dengue, o NS1. Ele deve ser realizado nos primeiros três dias do início dos sintomas.

Kristiane Fialho indica que, uma vez positivado o teste rápido (NS1) deve-se proceder a coleta para isolamento viral e posteriormente a sorologia, respeitando as Normas de Laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário