terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MOTO FURTADA EM PATU É RECUPERADA EM JANDUÍS


Por volta das 03 horas da madrugada de sábado (15/01), a guarnição da Polícia Militar de Janduís, composta pelos soldados Lair e Dutra, sob o comando do Sargento PM Tárcio Fernandes, conseguiu prender na rua do Sul, a pessoa de Damião Duarte de Araújo, vulgo Damião de Senhorinha, 25 anos de idade, natural de Janduís, agricultor, residente na rua Moisés Gurgel, Nº 105 - Centro, Janduís-RN, com o mesmo a polícia recuperou uma moto CG 150, de cor vermelha, Placa - MYV - 9228 - Natal/RN.

A moto foi furtada na cidade Patu na noite de sexta para sábado e trazida para Janduís, onde o mesmo iria desmontar e vender as peças. A polícia investiga ainda se o mesmo teve alguma participação em um assalto à residência há poucos dias em Janduís, já que Damião tem as mesmas características de um dos assaltantes.
Damião foi conduzido por uma guarnição da 7ª Delegacia Regional de Policia Civil de Patu para o CDP - Centro de Detenção Provisória de Patu, onde permanece preso a disposição da justiça, tendo antes sido autuado em flagrante delito na 7ª DRPC de Patu pela prática de furto.

Fonte: Blog Carinha da Net

Morre o pai da governadora Rosalba Ciarlini

Morreu há cerca de uma hora o aposentado Clóvis Ciarlini, de 87 anos, pai da governadora Rosalba Ciarlini. Seu Clóvis, que dedicou a vida à construção civil, estava em casa. O enterro será no final da tarde, no Cemitério Morada da Paz, e o velório está sendo decidido neste momento pela família. A governadora cancelou toda a sua agenda de hoje.

Enem: Matemática teve a nota mais alta; linguagens, a mais baixa

Estudantes que participaram do exame já podem conferir o resultado individual, pela internet.

A maior nota registrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 foi em matemática: 973,2 pontos. A menor, 254 pontos, foi em linguagens e códigos. Os estudantes que participaram do exame já podem conferir o resultado individual, pela internet.

Na prova de ciências humanas e suas tecnologias, a nota mínima foi 265,1 e a máxima, 883,7. Em ciências da natureza e suas tecnologias, a menor pontuação ficou em 297,3; a maior, em 844,7. O máximo em linguagens, códigos e suas tecnologias foi de 810,1 pontos. O mínimo em matemática e suas tecnologias, 313,4.

A nota das provas objetivas é calculada com base na teoria de resposta ao item (TRI), que permite que provas diferentes tenham o mesmo grau de dificuldade. A aplicação da teoria é frequente em avaliações e testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. Para o cálculo das médias de proficiência, são considerados parâmetros como dificuldade, discriminação e acerto ao acaso e a coerência nas respostas.

O estudante deve consultar o resultado na página eletrônica do Enem. É necessário informar o CPF, ou o número de inscrição, e a senha. Em caso de esquecimento, a senha pode ser recuperada no próprio sistema eletrônico, com a informação do CPF. Ela será enviada ao estudante por e-mail ou mensagem SMS.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso em instituições de educação superior, abrirá no domingo, 16. Serão ofertadas 83 mil vagas em todo o país. As inscrições estarão abertas até o dia 18.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TALENTO SOBRE JUNCO

Essa semana lendo o livro "origens" do escritor messiense Edimar Teixeira Diniz,mim deparei com uma belissima canção, que foi composta nos primórdios do município, essa canção fala de um acidente que ocorreu em frente a escola municipal professor Júlio benedito e foi composta por Francisco Américo. veja a música abaixo.
Minerva,deusa da arte,
A deusa da inteligência,
vai lá na casa de vênus
E mi envie com urgência
Um pensamento exato,
para que eu rime um fato
Que me dói na consciência.


Foi a oito de novembro
Um jipe veloz corria
Na estrada da tristeza
João Batista também ia,
Murchou as flores da sorte
E a voluntária morte
foi em sua companhia.

Foi um dia de domingo,
já quase de tardizinha,
segundo o que mim disseram
No jipe ia Teresinha,
Ao lado do motorista
o seu irmão João Batista
E a sua amante Izinha.

Quando saíram de Junco
Da referida cidade,
o ponteiro do veículo
marcava a velocidade,
Quando uma curva enrolou,
Aí o jipe virou,
Foi grande a barbaridade.

Bem perto do novo grupo,
De frente ao posto fiscal
fechou-se a porta da vida
e abriu-se a porta do mal,
Aí o jipe virou
E a morte procurou
João Batista, o mortal.

O jipe virou três vezes.
Ficou em ponto de partida.
Teresinha agoniada
Nesta hora dolorida
Seguiu em busca a cidade
Gritando:por caridade,
Acudam quem está sem vida.

Seu Valter era o motorista,
Dono do mesmo transporte
Trabalhando na política,
Do Rio Grande do Norte,
Foi suspender o ferido
Que estava no chão caído,
Mostrandoos traços da morte.

Henrrique Eduardo Alves
Falava com esplendor,
para o povo da cidade,
com paz,ternura e amor,
Na grande luta que vinha
Mas somente Teresinha
Sentia tristeza e dor.

Fialmente foram muitos ,
Homens,mulheres e meninos,
Antônio Augusto Filho
E Francisco Marcelino;
Seguiram ligeiramente
Então levaram o doente
pra o médico Dr Edino.

parece que os índios bravos
La das matas do Peru,
Fizeram festa de guerra
Arrebentando babus,
O tempo aglomerou-se,
Foi quando João liquidou-se
Na estação de Patu.

Muito antes de chegarem
Na casa compadecida,
Onde os médicos trabalhavam
colhendo os frutos da vida,
João em mesnos de um segundo
fechou os olhos ao mundo,
E deu a ultima despedida.

Dona Francisca sabendo
Que seu filho morreu,
ficou muito agoniada
pelo que aconteceu.
Compadecida chorava
suas lágrimas pranteavam
A morte do filho seu,

Conhecida por Isinha
Era sua namorada.
finalmente quase noiva,
Também foi acidentada.
Ainda se lembra dele
Mas, de casar com ele,
Foi pela sorte privada.

Seu rosto pálido e belo
Não tem beleza nem cor,
Somente a negra tristeza
O seu coração cravou.
As lindas flores beijava
coração que tanto amava
Já hoje não sente a dor.

Está coberta de luto
Aquela que tanto amou.
Trocaram brandas palavras
Que já só deus escutou.
Ainda está abatida,
Que anjo de sua vida
o anjo de Deus levou.

É triste, é triste
Seu moço.
É triste a lamentação.
É triste cantar,mas eu canto.
É de doer coração.
Quem é fraco não resiste.
É triste,é triste,bem trste
por morte a separação.

Terminei esta canção
E uma  realidade.
Foi passada no Junco,
Nesta pequena cidade.
João findou os dias seus
E agora está com Deus
La na santa eternidade.

Francisco Américo.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Síntese sobre as práticas da Cura

Desde os primórdios que haviam as mais variadas formas de cura que conviviam lado a lado com a medicina oficial na época do Império, a qual era tida como medicina cientifica. Embora proibidas por leis, havia ainda as práticas ilegais da medicina, realizadas por diversos e mais variados cidadãos.
No decorrer do Império, grupos de médicos bem sucedidos passaram a procurar um maior prestígio diante as autoridades e a sociedade, tentando fortalecer a sua medicina como a legítima forma do curar. Porém, no meio de tantos contratempos, escândalos envolviam médicos que realizavam de forma errônea procedimentos em seus pacientes, os quais buscavam outros médicos para contornasse tal problema. E a partir daí que, começaram surgir as criticas entre médicos considerados adversários, as quais eram sempre publicadas na imprensa.
As controvérsias promovidas pelos médicos mostravam que na sua medicina existiam falhas e absurdos que os próprios tanto recriminavam quando se referiam aos praticantes de outras atividades de curas, chamado “Charlatões”.
Contudo, a empresa criticava os tidos charlatões e defendia a verdadeira medicina, a medicina cientifica. No entanto, em momentos faziam duras criticas aos doutores, denunciando suas imperícias, absurdos cometidos e ironizando a classe medica, embora fosse contra qualquer de forma de Charlatanismo.
Ao passo que os charlatões surgiram a partir dos erros dos próprios médicos, que “criaram” tal categoria para que em contraposição fosse sendo construída a figura do médico como o único portador da ciência. Para caracterizar os charlatões, narravam-se casos de erros, procedimentos equivocados. Eram tidos como charlatões os curandeiros, espíritas, parteiros, ervateiros e farmacêuticos que produziam remédios e não revelavam sua formula, pois somente os médicos teriam o verdadeiro conhecimento tornando-se confiáveis pra tratar da saúde. Diante de tais discrepâncias médicas a elite ainda procurava o curandeirismo, mas era considerada pela imprensa como “inteligência esclarecida” levadas pelo desespero.
Com a epidemia da febre amarela na capital do Império, novamente os médicos eram acusados de negligência, pois a falta de solução para os problemas causados pela febre amarela induziu de certa forma protestos por parte dos cidadãos. Com isso começou a surgir uma nova classe médica preocupada com a saúde publica, os médicos sanitaristas, passando assim ter um importante papel no planejamento urbano a fim de garantir um melhor desenvolvimento para cidade.
Respaldado nesse princípio, desde o período colonial começaram a surgir preocupações sobre combater as epidemias e embelezar a cidade e foi a partir desse princípio que os médicos higienista passam a terem um papel importante, porém a implantação dessas medidas era de difícil instalação devido os hábitos e crenças antigas, além da pratica ilegal da medicina que além de ameaçarem o sustento dos “senhores médicos”, era um empecilho para as autoridades higienistas, limitando o alcance de suas prescrições.
Portanto, até a legitimação do saber medico ocorreram diversos conflitos entre as “elites médicas” e os órgãos políticos poderosos dentro da própria corporação médica, entretanto, quando era necessário se opor aos concorrentes , os conflitos e criticas interna desapareciam para combater as práticas ilegais da medicina e com conseguir a confiança e o prestigio que acreditavam merecer como representantes da doutrina científica.
*Síntese do texto retirado do livro Nas trincheiras da Cura.
**Krysnah Allen(Académica em enfermagem, 6º período).

SUSPEITOS DE ASSALTOS SÃO DETIDOS EM UMARIZAL

Thomas de Lima Esteves, 19 anos.
Por volta das 18:00 horas, o Sargento Filho depois de receber uma denúncia anônima informando sobre elementos armados na estrada do sítio caiçara, fez diligências no local juntamente com sua equipe e apoio do Destacamento de Olho D'Água do Borges, e usando do efeito surpresa, conseguiu prender o elemento Thomas de Lima Esteves, 19 anos, natural de São Paulo-SP, desocupado, residente na Avenida da integração, 01 Umarizal (RN 117), e deter os adolescentes FVSS, 17 anos e RCS, 16 anos de idade, ambos residentes na zona rural deste município.


Dinheiro, Arma e Celular

No momento da abordagem Thomas de Lima Esteves, portava um revolver calibre 38 e estava de posse de uma motocicleta Titan de cor preta e a quantia em dinheiro de R$ 221,00 (Duzentos e vinte e um reais), o qual informou que a motocicleta e a arma de fogo pertencem ao pai do adolescente RCS, 16 anos, que reside no sítio inspetoria.

Motocicleta usada pelo acusado e adolescentes
Thomas Esteves e o  adolescente FVSS, 17 anos, são suspeitos de terem assaltado o mercadinho de Raimundo na noite do dia 06, (quinta-feira), por suas caracteristicas coincidirem, por ter sido usado somente uma arma de fogo e também por que estavam de posse de uma quantia em dinheiro fracionado.
FONTE: UMARIZAL NEWS

Casa de Semente possibilitará sementes no tempo certo.

A Associação Esperança em Messias Targino/RN, inicia o processo de organização da Casa de Semente. Na Comunidade Canta Galo as famílias se organizam a partir da associação e buscam fortalecer o cultivo de sequeiro, a estratégia principal e disponibilizar sementes a tempo e na hora certa.

Com essa ação as famílias ganharam mais autonomia e agilidade no cultivo de sequeiro. Hoje a comunidade tem sementes disponível de milho, feijão, gergelim, fava e outras espécies. De inicio essas sementes estão sendo adquiridas pelas próprias famílias através de doação e ou aquisição e organizadas em estantes feitas exclusivamente para acomodar em garras peti. Logo nas primeiras chuvas as famílias receberão as sementes desejadas e disponíveis, esse empréstimo será registrado em um livro. Ao final da colheita as famílias devolvem as sementes para serem armazenadas na casa.

A Casa de Semente da Associação Esperança faz parte de uma articulação que vem sendo desenvolvida em parceria com outras organizações do Município como o STR, o SEAPAC e a Associação Santa Terezinha. Da mesma forma está acontecendo em outras duas associações.
Fonte:centro juazeiro

Equipe de Messias Targino venceu Permissão mais uma vez e se classifica

A equipe de Messias Targino venceu mais uma vez o time de Permissão de Janduís e se classifica. O jogo aconteceu hoje a tarde em Caraúbas, pela Copa São Sebastião de Futebol Mini Campo.

O primeiro gol do time de Messias Targino, aconteceu após um bom contra-ataque e Wendel marcou no final. Já no segundo o tempo o time de Messias pressionando logo no início. Debaixo de chuva, Wendel ampliou o placar para 2x0.

Com o resultado do jogo de hoje a equipe de Messias Targino se classificou para as quartas de finais e vai jogar no domingo dia 16, a partir das 16hs.

Fonte: Blog do Pôla Pinto

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Xampu de Seringueiro é a Esperança dos Carecas

O revolucionário Xampu Esperança, está de volta ao mercado


após um longo processo de regularização que durou cerca de 2 (dois) anos.

A fórmula revolucionária foi descoberta pelo seringueiro Carlos Pinto da Silva

e é produzida a base de diversos extratos naturais

da floresta amazônica, entre eles a babosa.



A noticia repercutiu para alem da cidade Tarauaca, FOI PARAR NO GLOBOREPORTER

Uma casca e o principal segredo da formula do xampu de seu Carlos.



"Nao da para dizer o nome da arvore", alega.

Mas é de uma arvore que ele só encontra na floresta.

Para os carecas de Tarauacá, o xampu de seu Carlos é quase um milagre.



SAIBA MAIS SOBRE ESSA DESCOBERTA

PROCURE NO GOOGLE SOBRE SHAMPOO ESPERANÇA

http://www.mercadoacreano.com.br

RN atinge o mais alto grau de perigo de dengue do país. Caicó é o quarto município do Estado

O Rio Grande do Norte está entre os dezesseis estados com o risco mais alto de epidemia de dengue em 2011, segundo anunciou, ontem à tarde, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em setembro do ano passado, esse número era de dez estados e não incluía o RN, que até então figurava entre os nove estados com alto risco de epidemia da doença.




Pelo novo mapa de dengue do Ministério da Saúde, o RN aparece com quatro municípios, dentre os 24 listados em risco de surto – Ceará Mirim, com índice de infestação predial 11,7; São Miguel, 9,1; Mossoró, 4,6 e Caicó, 4,2.



Entre os 154 municípios brasileiros em situação de alerta, estão incluídas 14 capitais, entre as quais, Natal , com índice, segundo o cenário atual do mapa de risco municipal divulgado ontem pelo ministro Alexandre Padilha.



Todos os nove estados do Nordeste estão correndo risco muito alto de epidemia de dengue, depois vêm Acre, Amazonas e Pará, na região Norte; Mato Grosso e Tocantins, na região Centro-Oeste e Espírito Santo e Rio de Janeiro, na região Leste. Os estados com alto risco de dengue caíram de nove para cinco.



Da Tribuna do Norte