quarta-feira, 8 de julho de 2015

Professores da Uern rejeitam proposta do Governo do Estado

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) rejeitaram, em assembleia extraordinária realizada na manhã de hoje, a proposta enviada pelo Governo do Estado e reitoria da instituição, que previa um reajuste de 12,053% para todos os docentes ativos, através de auxílios ainda não especificados. A rejeição ocorreu por ampla maioria, com apenas duas abstenções. 
A proposição determinava que os valores reivindicados pela categoria seriam devidamente concedidos, através de auxílios, o que impediria que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) barrasse a medida. A proposta, porém, excluía os docentes aposentados, que não seriam contemplados com o realinhamento.
A Reitoria também apresentou uma planilha para os docentes, onde apresenta os valores para investimento na universidade, além de mostrar o andamento das obras e melhorias estruturais previstas na pauta de reivindicações da categoria. O documento, não se compromete porém com pontos fundamentais das exigências, como a realização imediata do concurso público na Uern.
A professora aposentada Otília Neta criticou a proposta do Governado do Estado. De acordo com ela um reajuste somente para os docentes ativos é complete desrespeitoso com aqueles que construíram a história da Uern, principalmente em seus momentos de maior crise.
“ Os aposentados estão no período da vida em que mais precisam de recursos para financiar uma estrutura cortável, que lhe garanta saúde e lazer. Os ativos da Uern estão de parabéns pois não pensaram só neles, pensaram em toda a categoria e defenderam a isonomia da universidade”, destacou Otília.
Ela lembrou que cabe ao Reitor da Uern tomar a decisão de conceder o realinhamento salarial de todos os docentes e garantir a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Segundo Otília, todos os aposentados da instituição estão mobilizados e não aceitarão retrocessos e seus direitos.
Outros encaminhamentos da assembleia
  • Rearticular o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais
  • Reunião com os estudantes
  • Assembleia geral unificada com Técnicos, na Reitoria
  • Moção em apoio à militante boliviana Márcia Torrico

Docentes da Uern realizam dia de mobilização no centro de Mossoró
Amanhã será mais um dia de mobilização para os docentes da Uern, que farão uma série de atividades na Praça Rodolfo Fernandes (Pax). A partir das 8h os professores participam de um ato público na praça, divulgando as demandas grevistas e dialogando com a população de Mossoró. Às 16h, o comando de greve abre espaço para uma série de apresentações musicais, culturais e teatrais, com a participação de artistas de Mossoró e região. 
Fonte:ADUERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário