quinta-feira, 24 de julho de 2014

Estudantes de Natal prometem novo protesto contra reajuste na próxima segunda-feira

Integrantes da Revolta do Busão são contra reajuste da passagem de ônibus e articulam protesto nas redes sociais


A próxima manifestação da Revolta do Busão está marcada para segunda-feira. Isso se o valor da passagem de ônibus for reajustado no domingo, como prevê a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos.
Na terça-feira passada, o movimento realizou uma plenária no Centro de Convivência da UFRN na qual foi aprovado um indicativo para o ato público acontecer um dia depois da efetivação do aumento na tarifa. “Muda um pouco o caráter do movimento que nós já vínhamos fazendo. Dessa vez o pessoal já vai ter sentido no bolso”, analisou Gabriel Medeiros, 1º coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN.
Para Medeiros, a decisão do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Urbano pelo menor reajuste já foi influência das mobilizações que já vinha acontecendo na cidade. A mais recente manifestação ocorreu no dia 17 deste mês. “Em grande parte, foi pelo medo da Prefeitura e do Seturn das nossas mobilizações”, opinou.
Segundo o estudante, o movimento estava acompanhando cada episódio burocrático sobre o reajuste das passagens e não foi pego de surpresa. “A gente também esperava que demorasse um pouco para começar a valer a nova tarifa”, disse, explicando o motivo do movimento previsto para segunda-feira.
O coordenador-geral do DCE da UFRN reforça que a representação estudantil no Conselho é ilegítima. “Esse processo é bastante antidemocrático. Quem está lá não é representante real do movimento estudantil”, afirmou.
Antes do início da reunião realizada ontem, Gleidson Batalha, representante dos estudantes de nível superior, foi questionado pela secretária Elequicina Santos sobre sua condição. “Eu já me formei, mas ainda sou presidente da UEE [União Estadual dos Estudantes]“, explicou o representante.
Na ocasião, Batalha falou a nossa equipe de reportagem que permanecia como conselheiro porque não houve eleição na gestão passada (2009-2012) e que um novo processo eleitoral estaria marcado para a próxima sexta-feira. Os representantes dos estudantes são escolhidos por meio do Fórum de Entidades Estudantis de Natal.
Quem também critica a representatividade do Conselho é a ativista de movimentos pró-transporte público, Géssica Régis. “Ele não representa os estudantes e é ligado a Prefeitura”, acusou. Também para ela, o resultado já era esperado. “O resultado, a gente já sabia qual seria. O que se discutia era se o Seturn iria conseguir o aumento de R$ 2,80″, comentou.
Questão judicial
De acordo com a presidente do Diretório Central dos Estudantes da UNI-RN, Sheyla Claudino, a entidade estudantil entrou com uma ação na justiça logo depois da decisão do conselho pelo reajuste da tarifa para R$ 2,35. Segundo ela, um dos motivos para a ação é “o abuso de poder da secretária da Semob. Ele não deixou que a gente expressasse a nossa opinou”, disse.
O outro ponto para a ilegitimidade da decisão seria a participação do representante dos estudantes de nível superior, Gleidson Batalha. “Esse reajuste não vai doer apenas no bolso, mas também vai ser um desrespeito com as 50 mil pessoas que foram para as ruas no ano passado”, concluiu.
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário