terça-feira, 9 de setembro de 2014

Clubes europeus ameaçam não ceder jogadores brasileiros para Olimpíada se Copa América for realizada no mesmo ano

Os clubes europeus ameaçam barrar a liberação de qualquer jogador brasileiro para o torneio de futebol da Olimpíada de 2016, no Rio, se uma edição da Copa América for realmente realizada no mesmo ano e incluída no calendário de jogos oficiais da Fifa. Nesta terça-feira, em Genebra, os principais dirigentes do maiores clubes europeus se reuniram para fazer a ameaça e exigir que a entidade sente à mesa para negociar um calendário internacional.
Sem um acordo, os clubes europeus ameaçam até mesmo com a possibilidade de se recusarem a ceder os seus jogadores para os amistosos programados para este ano e também em 2015. “O acordo com a Fifa acabou no dia 15 de julho. Não há um entendimento no momento e estamos esperando sinais da Fifa”, declarou Karl Heinz Rummenigge, presidente da Associação Europeia de Clubes.
“Não temos obrigação de liberar jogadores e temos uma posição forte. Na Copa, 76% dos jogadores eram empregados de clubes europeus. Nossa posição é forte no mundo do futebol”, insistiu o dirigente alemão.
Mas o que mais preocupa os principais times da Europa é o calendário para 2016. Daqui a dois anos, a Olimpíada do Rio acontecerá em agosto e, poucos meses antes, em junho, a Copa América está sendo programada para ter uma edição especial, a ser realizada nos Estados Unidos.
“Não há como liberar os jogadores para ambos torneios. Os sul-americanos terão de pagar o preço com a Olimpíada”, declarou Umberto Gandini, vice-presidente da Associação Europeia de Clubes e CEO do Milan. “Os jogadores não poderão participar da Copa America e Olimpíada”, insistiu.
Caso a ameaça de boicote se confirme, uma primeira partida que poderia ser afetada envolveria o confronto no dia 11 de outubro entre Brasil e Argentina, na China, pelo Superclássico das Américas. Messi, Di Maria, Neymar, David Luiz e diversos outros jogadores poderiam ser impedidos por seus clubes a viajar até o continente asiático para o duelo.
fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário