quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cursos em avaliação pelo INEP

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na última semana, um grupo de quatro avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que será responsável pelo reconhecimento do curso de Engenharia Biomédica e a renovação do reconhecimento do curso de Engenharia Têxtil.
A reitora da UFRN, Ângela Maria de Paiva Cruz, recepcionou o grupo e expôs a importância do procedimento. “Nós nos beneficiamos da avaliação institucional, sobretudo em termos de processos de gestão, sejam no âmbito acadêmico ou no aspecto administrativo. Se estas visitas não ocorressem, não estariam presentes todos os parâmetros que precisamos observar para fazer a Universidade avançar, pois vocês são o olhar de fora que levantam questões que nós não percebemos”, ressaltou.

A professora fez questão de expor uma contextualização das duas graduações que serão objeto de avaliação neste momento. “As duas estão inseridas no REUNI. Entretanto, são casos diferentes, pois em Engenharia Têxtil ocorreu uma reestruturação em termos de instalações, enquanto que o de Engenharia Biomédica foi a criação de um curso superior que veio suprir uma lacuna na formação que a UFRN propiciava”, explicou a reitora.

Ela salientou que, fruto do REUNI, a Universidade Federal criou mais de 20 graduações e aumentou em mais de 50 mil metros quadrados sua área construída, apenas no Campus Central. O diretor do Centro de Tecnologia, José Daniel Diniz Melo, que também esteve presente à reunião de apresentação dos avaliadores, colocou que, em virtude deste contexto, “estamos constantemente passando por avaliações do INEP e que, em regra geral, estão sendo positivas”. 

Neste sentido, no mês de agosto, o curso de Engenharia Ambiental obteve o reconhecimento com conceito “5”, nota máxima atribuída às graduações. Nos últimos doze meses, outras graduações de engenharias obtiveram seu reconhecimento, casos de Engenharia de Software e de Engenharia de Alimentos, este último também com pontuação máxima.

No caso de Engenharia Têxtil, o chefe de departamento, Marcos Silva de Aquino, fez questão de ressaltar o momento pelo qual o curso passa. “Como aluno oriundo da própria UFRN, afirmo com convicção que a evolução é clara, tanto em termos de quantidade quanto principalmente de qualidade. O corpo técnico, por exemplo, tem conseguido avanços significativos em pesquisa”, destacou o educador.

Os dois cursos são parte das 15 graduações vinculadas ao Centro de Tecnologia da UFRN. Além da reitora e do diretor do CT, participaram do momento a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Adelino Dantas de Medeiros, além dos coordenadores e chefes de departamento dos cursos de Engenharia Biomédica e Engenharia Têxtil e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O grupo de avaliadores do INEP, órgão vinculado ao MEC, verificará as dimensões da organização didático-pedagógica, aspectos do corpo docente e a infraestrutura do curso. 

Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário