domingo, 30 de março de 2014

Cláudia e Larissa, mesmo com problemas na Justiça, vão ter cadidaturas homologadas

A cinco dias do início do prazo para as convenções partidárias com vistas as eventuais eleições suplementares de Mossoró, os dois principais grupos da política mossoroense ignoram decisões da Justiça Eleitoral e vão homologar nomes que estão com condenação de perda de mandato e com os direitos políticos suspensos por dois anos.
O rosalbismo, grupo liderado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), já confirmou com oficializará a candidatura de Cláudia Regina (DEM), eleita nas eleições de 2012, mas cassada e afastada do cargo por decisões de primeiro grau e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
Cláudia Regina foi cassada por suposto abuso de poder econômico e teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A sua assessoria jurídica recorreu de todas as decisões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com esperança de reformar as decisões.
Em todas as entrevistas concedidas aos jornalistas, a governadora Rosalba confirmou a candidatura de Cláudia. “Ela é a minha candidata”, afirmou, na última visita feita a Mossoró. “O povo elegeu Cláudia em 2012 e vai elegê-la de novo, para fazer respeito o direito e vontade popular.”
A convenção do DEM para confirmar o nome de Cláudia está marcada para o próximo domingo, 6 de abril.
O rosadismo, liderado pela deputada federal Sandra Rosado (PSB), homologará a candidatura da deputada Larissa Rosado (PSB), que encontra-se na mesma situação de Cláudia.
Larissa teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por oito anos em decisão do Tribunal Regional Eleitoral, por susposto crime de abuso de poder e uso do sistema de comunicação (Rede Resistência).
Os advogados de Larissa recorreram ao TSE, esperando reformar a decisão. Seguiram os mesmos passos dos advogados de Cláudia Regina.
Sandra Rosado, mãe de Larissa, já disse que a sua filha candidata outra vez e que terá o nome homologado na convenção do PSB marcada para a próxima sexta-feira, 4 de abril.

LIMINAR
O juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, que será responsável pelo registro de candidatura e a propaganda eleitoral, já avisou que não acatará o registro de candidatura de Cláudia Regina e Larissa Rosado. A mesma posição deverá ter o TRE-RN.
Com isso, Cláudia e Larissa entrarão com pedido de liminar junto ao TSE. Como o mérito dos processos contra elas foi julgado, acredita-se que a Corte Superior concederá o direito de registro de candidatura.
Especialistas em direito jurídico-eleitoral pensam diferente e acham que o TSE, ao receber os pedidos de liminar, suspenderá o pleito até o transitado em julgado.
 OUTROS CANDIDATOS
Sem problemas com a Justiça Eleitoral, o prefeito interino Francisco José da Silveira Júnior (PSD) será candidato.  Enquanto as adversárias procuram superar as dificuldades jurídicas, ele tem trabalhado para fortalecer o palanque, já contando com quase uma dezena de partidos.
Outras duas candidaturas devem ser homologadas: Professor Josué, pelo PSDC; e o geólogo Gutemberg Dias, pelo PC do B.
Fonte:Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário