quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RN está entre os três estado Brasileiros com alto índice de crianças ultra inteligentes

O Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Paraná são os estados brasileiros com maior número (considerando suas populações) de alunos com desempenho excepcional: gênios ou ultra inteligentes, pessoas capazes de se sobressair mesmo em situações extremas.
Os dados são da Revista Exame, que publica na edição deste dia 2 de dezembro o resultado da pesquisa junto a 20 mil estudantes de todos os estados do Brasil realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
Os RESULTADOS em Inglês.
Matéria transcrita da Revista Exame:

Grandes cérebros

São Paulo – Em nenhum outro estado do país pode-se encontrar tantos estudantes ultra inteligentes andando pelas ruas e nas salas de aula quanto no Espírito Santo, com Paraná e Rio Grande do Norte seguindo logo atrás.
Dentro da realidade brasileira, eles são os que apresentam maior porcentagem do que a OCDE, grupo de nações ricas, chama de “top perfomers” no Pisa, teste internacional de educação divulgado hoje: cerca de 2 em cada 100 estudantes nessas unidades da federação entram nesta categoria quando se trata de matemática.
Segundo a OCDE, os “top performers” são capazes de “desenvolver e trabalhar com modelos de situações complexas, e trabalhar estrategicamente usando habilidades amplas, bem desenvolvidas de pensamento e raciocínio”.
Uma realidade cotidiana para apenas 0,8% dos estudantes brasileiros, na média. São, assim, uma exceção em um país onde quase 70% dos estudantes têm performance baixa e conseguem fazer apenas o elementar.
Para estar no topo, os alunos precisaram se situar entre os níveis 5 e 6 – o último - no Pisa 2012. Um dos mais importantes testes comparativos internacionais, ele é feito por alunos com cerca de 15 anos. No Brasil, quase 20 mil fizeram o teste nesta última edição.
Ficará triste, porém, quem comparar qualquer um dos números vistos nas imagens a seguir com a elite internacional. A categoria dos ultra inteligentes chega a 40% dos alunos de Singapura, 30,9% da Coreia do Sul e entre 15 e 25% em nações como Alemanha e Finlândia.
Os desempenhos se referem aos seguintes grupos no Pisa:
  • Muito alto (ultra inteligentes - níveis 5 e 6)
  • Alto (nível 4)
  • Regular (níveis 2 e 3)
  • Baixo (Nível 1 ou abaixo disso)
Em casos de empate, venceram os estados com menor percentual de alunos de desempenho baixo.
Copiada do endereço - http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/os-estados-do-brasil-com-mais-alunos-ultra-inteligentes
Fonte:Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário