quarta-feira, 6 de março de 2013

Construção de residência universitária da Ufersa depende de doação de terreno

Em reunião realizada na tarde da última sexta-feira, 01 de março, o reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos, recebeu a visita do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, e solicitou a doação de terreno para a construção da residência universitária do Campus de Caraúbas. Os recursos para a construção das obras estruturantes dos campi foram garantidos pelo reitor durante audiência com o MEC realizada no final de fevereiro na qual foi aprovado o maior pleito realizado pela instituição junto ao Ministério da Educação, com a incorporação de mais R$ 56 milhões ao seu orçamento, sendo R$ 15 milhões voltados para a assistência estudantil. As verbas serão utilizadas na construção de residências universitárias e restaurantes nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, além de uma residência feminina na UFERSA Mossoró.

"A parceria com a Prefeitura de Caraúbas sempre aconteceu e agora conseguimos mais recursos para que todos os campi tenham residência universitária", frisou o reitor ressaltando o apoio da Prefeitura de Caraúbas. Para a construção da residência universitária é necessária à doação de um terreno da ordem de 2000 m², que abrangerá dois prédios, um reservado a residência feminina e outro a residência masculina. "A residência terá capacidade para 160 estudantes sendo 80 vagas masculinas e 80 vagas femininas", disse o reitor ao apresentar o projeto da obra para o prefeito.

A construção da residência será fora do campus, mas próxima à universidade possibilitando uma maior comodidade ao aluno. "A residência construída fora dos muros da universidade oferece uma maior liberdade ao aluno e também uma maior proximidade à cidade", comentou a diretora do campus de Caraúbas, professora Edna Lúcia da Rocha Linhares. O prefeito Ademar felicitou a universidade pelas conquistas e afirmou que dará encaminhamento à solicitação para que seja viabilizada uma doação do terreno para a construção da residência. O prefeito também aproveitou a ocasião para reafirmar o apoio à UFERSA na conclusão das obras e no funcionamento do campus.

Durante a reunião, o reitor reafirmou que as atividades no campus serão iniciadas a partir de maio de 2013 e que ainda este ano, o campus irá receber os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, e que em 2014 será a vez do curso de Engenharia Civil. "Também já estamos vislumbrando a licenciatura em Letras/Inglês", frisou a professora Edna Linhares, ao relatar que a UFERSA Caraúbas possui atualmente 40 professores com previsão para que chegue a 70 docentes até o final do ano.

No encontro ainda ficou acertado que a Prefeitura irá reivindicar junto à governadora a duplicação da RN 233 que fica entre o contorno e o Campus de Caraúbas. A reunião também contou com a presença do vice-reitor da UFERSA, professor Odolberto de Araújo; do secretário de governo municipal, Gilvandro Fernandes; do vereador Édson Moraes (PTB); e do assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas, João Marcolino. 

Campus promoverá II Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA -, campus Caraúbas, promoverá nos dias 11 a 15 de março a II Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT. O evento vai ser realizado nas salas e no mini-auditório da Escola Estadual Lourenço Gurgel, de 8h às 12h; 14h às 16h; e das 19h às 22h e conta com as parcerias do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT - da UFERSA, do SEBRAE e professores convidados da UFERSA e da UFRN.

Com a proposta de discutir temas pertinentes ao curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, a programação do evento conta com exposição e apresentação de trabalhos de extensão e pesquisas desenvolvidas no campus; exposições e eventos culturais, com a participação do artista Caçula Benevides e outros convidados; e palestras e minicursos que são voltados para alunos, professores, técnicos-administrativos e a sociedade como um todo.

"A II Semana visa integrar a universidade e a sociedade na discussão de temas científicos e extensionistas desenvolvidos na cidade de Caraúbas", frisou a professora Edna Lúcia Linhares, diretora do campus de Caraúbas. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do Programa "Educação Digital como forma de inclusão social na Cidade de Caraúbas-RN", e do evento sociopolítico com a temática "UFERSA e o desenvolvimento econômico de Caraúbas".

Os participantes que desejarem apresentar trabalhos de extensão ou pesquisas desenvolvidas no campus de Caraúbas têm até o dia 7 de março para realizar a submissão do texto. (Fonte: Site da UFERSA).
Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário