quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Juízes vão revelar o caos do sistema prisional no RN

A situação carcerária do Rio Grande do Norte, que está em crise, ganhará novos capítulos, certamente indesejados, nesta sexta-feira.
É que juízes das comarcas de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Parnamirim e Natal, vão receber a imprensa para apresentar a real situação das unidades prisionais destes municípios.
Alguns, inclusive, com possibilidade de interdição total.
Além da interdição parcial de Alcaçuz, a Casa de Albergue, na Penitenciária Estadual do Seridó, foi interditada pelo juiz de Caicó Luiz Cândido Vilaça no começo de agosto.
Os juízes vão apresentar, entre outros dados, com fotos, os números da superlotação, denunciados pelo Ministério Público e apurados pelos juízes.
Eis os números de Parnamirim, já adiantados pela juíza da 1ª Vara Criminal do município, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros.
Eis os números:

1- Centro de Detenção Provisória Nova Parnamirim: Tem capacidade para abrigar 48 presos. Hoje tem 51.
2- Centro de Detenção Provisória Parnamirim – Feminino: Tem capacidade para 90 mulheres, mas hoje conta com 115.
3- Centro de Detenção Provisória Parnamirim – Masculino: Capacidade para 80, está lotado com 146 presos.
4- Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP): O regime fechado tem espaço para 286, mas abriga hoje 467. O semiaberto tem capacidade para 120 presos, mas abriga 155.

Participarão da coletiva os juízes Cinthia Cibele, de Parnamirim; Luiz Cândido Vilaça, de Caicó; Rivaldo Pereira Neto, de Pau dos Ferros; Henrique  Baltazar, da Vara Criminal de Natal e Nísia Floresta, e Vagnos Kelly Figueiredo, juiz criminal de Mossoró.
Fonte:Thaisa Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário