sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cientistas descobrem no Brasil fungos que transformam as formigas em zumbi

Investigadores a trabalhar nas florestas brasileiras descobriram quatro novas espécies de fungos que transformam as formigas em zombies, revela o Discovery News. Embora esta não seja a primeira vez que estes tipos de fungos foram observados, o facto de terem sido encontradas quatro espécies distintas em áreas próximas umas das outras confirma o nível de diversidade de espécies existentes na Amazónia.

O estudo, coordenado por David Hughes, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, identifica e descreve o fungo parasita Ophiocordyceps unliteralis que afecta quatro espécies de formigas-carpinteiras (Camponotini sp.) que vivem na Zona da Mata,
Brasil. As formigas são infectadas quando entram em contacto com os esporos libertados pelos fungos. Em cerca de uma semana, as formigas ficam numa espécie de estado zombie.

“Estes fungos alteram o comportamento das formigas, provocando-lhes a morte quando estão numa posição exposta, na maioria das vezes, agarradas às folhas dos arbustos”, explicam os autores do
estudo. Em seguida, o fungo espalha-se pela cabeça da formiga, lançando os seus esporos no ar, que caem como uma espécie de chuva sobre as restantes formigas e o tapete vegetal.

Em 2009, David Hughes
dirigiu uma equipa que estudou as formigas-zombie da Indonésia, tendo verificado que os indivíduos infectados quase sempre se encontravam agarrados a folhas que distavam cerca de 25 centímetros do solo num ambiente em que a humidade era de 95%, as condições ideais para os fungos se propagarem.

Neste novo estudo, os investigadores verificaram que cada espécie de fungo tem formas e tamanhos diferentes e que apenas conseguem sobreviver numa determinada espécie.

Fonte:curiosidades 10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário