sábado, 26 de maio de 2012

Secretário explica como barragem quase seca vai abastecer Luis Gomes

O secretário estadual Gilberto Jales, do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), explicou como a Barragem de Pau dos Ferros, com apenas 50% de sua capacidade vai enfrentar a seca abastecendo Pau dos Ferros e todas as outras cidades da região.
Jales admite que a barragem de Pau dos Ferros, que armazena 54 milhões metros cúbicos de água, não suporta a demanda de consumo das cidades do Alto Oeste, devido a evaporação elevada e o alto consumo de água neste período de estiagem.
Ele explicou que, quando a Adutora do Alto Oeste ficar pronta em 6 ou 8 meses – etapa de Pau dos Ferros – a barragem vai alimentar o sistema adutor, mas as demais fontes vão continuar também alimentando, de modo que ele acredita que a barragem vai suportar a seca.
Jales acrescentou que o projeto prevê a construção de um sistema adutor expresso partindo da Barragem de Santa Cruz direto para alimentar o Sistema Adutor da região de Pau dos Ferros. Este sistema, segundo ele, será feito em 2014/2015.
As explicações de Jales foram solicitadas porque a cidade de Luis Gomes já está sem água nas torneiras há mais de 200 dias e o que seria a solução mais viável era construir uma adutora do Açude do Saco, que fica em Major Sales, distante 8 km de Luis Gomes.
Esta adutora custaria R$ 3,5 milhões e resolveria em definitivo. O açude do Saco não seca. Para se ter uma idéia, Rosalba preferiu pagar 3,3 milhões só de reajuste de contrato para concluir o Sistema Adutor do Alto Oeste a resolver, em definitivo, a questão de Luis Gomes.
Preferiu gastar, ao todo, R$ 25 milhões para concluir o Sistema Adutor do Alto Oeste, para abastecer Luiz Gomes com água da Barragem de Pau dos Ferros, mesmo sabendo que esta barragem não agüenta mais nem seis meses de seca e seca.
Fonte:retrato do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário