sábado, 26 de maio de 2012

Meteorologista não crê em chuvas ainda em maio

Maio está acabando e com ele se vão as esperanças de que a chuva ainda venha molhar a terra seca. O quinto mês do ano é o último em que, geralmente, ainda ocorre e se encerra o período chuvoso em nossa região. 2012 é um dos mais secos dos últimos 20 anos. O ano de 2013 ainda está longe, mas a expectativa já é preocupante, segundo os meteorologistas.
“Nosso período de chuva está consolidado. Maio está na última semana e isso quer dizer que não teremos mais chuvas. Pode aparecer alguma nebulosidade, mas as nuvens têm pouca água. O máximo que pode acontecer é ter uma neblina isolada em um bairro e outro não”, chefe do setor de climatologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor José Espínola Sobrinho.
De 1º de janeiro até ontem, choveu 158 milímetros em Mossoró. No primeiro mês do ano foram 29 milímetros de chuva; em fevereiro, 67,8 milímetros; em março, foram 28,2; abril com 33 milímetros e maio não houve registro de acúmulo de água das chuvas na estação meteorológica da universidade. “Esse total de 158 milímetros é muito baixo. Em um ano normal de inverno, teríamos essa média em apenas um mês”, completa o especialista.
A situação é preocupante em várias cidades. Cerca de 130 municípios estão passando pelo problema, com exceção daqueles que ficam em regiões serranas onde o acumulado do ano passa dos 400 milímetros.
Os meteorologistas usam os termos “muito seco”, “seco”, “moderadamente chuvoso”, “chuvoso” e “muito chuvoso” para classificar o período. O “muito seco” é o estado em que Mossoró e região se encontram.
Uma das causas desse fenômeno de seca pode estar relacionada com as explosões solares que estão ocorrendo. “Quando acontece isso, reflete nos estados do Nordeste”, completa Espínola.
Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário