domingo, 13 de maio de 2012

Educação busca professores que ‘desapareceram’ das salas de aula

Cerca de 30 professores lotados na 12a. Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos (DIRED) continuam desaparecidos. O nome desses e de outros 239 professores foram citados em levantamento feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que apontou a existência de 1.755 professores da rede estadual de educação que estavam havia algum tempo fora da sala de aula e continuavam recebendo normalmente seus salários. Todos os servidores apontados no levantamento tiveram seus salários suspensos.
Segundo a diretora da 12a. Dired, Magali Delfino, dos 269 servidores lotados nos municípios abrangidos pela diretoria apontados pelo levantamento, 77 já estão aposentados, 50, mesmo trabalhando, não foram inclusos no rol das escolas e 142 faziam parte da lista de professores que não estavam cumprindo carga horária e continuavam recebendo salários.
Magali Delfino explica que, assim que foram identificados, os 77 servidores aposentados e os 50 que, por erro da escola não foram incluídos no rol de funcionários, tiveram suas situações regularizadas imediatamente e seus salários pagos em folha suplementar.
A 12a. Dired registrou o pedido de reassunção das funções de 112 profissionais.
"Recebemos pedidos de toda natureza, no entanto, na maioria das justificativas apresentadas, os profissionais alegaram questões de saúde e problemas pessoais", explica.
Magali Delfino afirma que, apesar de justificarem, os profissionais não apresentaram a devida comprovação jurídica. Ela conta que, quando o servidor precisa se ausentar por problema de saúde, deve passar pela junta médica do Estado, por exemplo.
"Havia servidores que estavam afastados de suas funções fazia mais de cinco anos, outros com três anos, e alguns com seis meses apenas, mas a maioria dos profissionais estavam afastados havia mais de dois anos", comenta.
Sobre a possibilidade de alguns professores estarem agindo com a conivência dos diretores das escolas nas quais estavam lotados, a diretora da 12a. Dired afirma que não tem como dizer se algum diretor foi omisso ou não. No entanto, ela comenta que seria difícil isso acontecer, já que esses servidores não estavam no rol de funcionários de nenhuma escola.
Para Magali Delfino, todos os casos são curiosos, porque ninguém se afasta do emprego sem nenhuma justificativa por vários anos, por isso não seria possível citar apenas um caso.

Fonte:de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário