quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Alemães querem parceria com o RN

Da Tribuna do Norte

Uma comissão de 23 empresários alemães virá ao Rio Grande do Norte, a partir do dia 20 deste mês, para uma rodada de negócios. Além disso, haverá assinatura de dois termos de cooperação entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa e representantes do estado alemão da Renânia-Palatinado. A intenção é estreitar as relações entre a Alemanha e o Nordeste brasileiro, de acordo com o cônsul honorário alemão Axel Geppert. A rodada de negócios terá como intervenientes a Fiern e a Fecomércio.
Segundo Axel Geppert, este é um momento de aproximação entre a Alemanha e o Nordeste. "A visita terá três cidades como destino no Brasil. Além de Curitiba e Porto Alegra, Natal é a escolhida do Nordeste", explica. Essa é a primeira visita de empresários do Estado da Renânia-Palatinado a Natal com a intenção de fazer negócios.
A composição política da visita terá a presença de Eveline Lemke, ministra estadual da Economia, um cargo correspondente ao de vice-governador no RN; e de Joachim Mertes, presidente do Parlamento da Renânia-Palatinado.
Entre os principais temas apresentados na rodada de negócios, estão as energias renováveis, principalmente energia eólica, a área de petróleo e gás, agricultura, pré-moldados, construção civil, entre outros, sendo que os três primeiros são áreas fundamentais para a economia potiguar. "Uma vantagem para essa rodada de negócios é que as empresas alemãs representadas são de pequeno e médio porte, a exemplo das existentes no RN. Isso favorece o diálogo", diz Axel Geppert, acrescentando que, por se tratar da primeira reunião com essas características, ainda não se tem uma estimativa do quanto o encontro pode movimentar em termos financeiros.
Já o encontro político terá a assinatura de dois convênios técnicos, entre os poderes executivos e legislativos do RN e da Renânia-Palatinado. A cooperação inclui treinamento de servidores e discussões sobre a legislação dos dois estados. Visitas à governadora Rosalba Ciarlini e ao presidente da Assembleia Legislativa estão programadas. A pauta terá os temas da sustentabilidade e das energias renováveis como principais pontos do encontro.
De acordo com as informações repassadas pelo cônsul honorário. Axel Geppert, os projetos de energia renováveis e as tecnologias ambientais no Rio Grande do Norte são os que mais despertam o interesse dos alemães. Outro ponto importante é a produtividade na agricultura, a utilização de energias renováveis e a eficiência energética. A visita contará também com a realização de workshops.

Nenhum comentário:

Postar um comentário