quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Consumo de bebidas adoçadas eleva risco de desenvolver diabetes

O consumo de bebidas adoçadas, sejam refrigerantes, sucos ou até aquele aparentemente inocente iogurte, pode aumentar em muito as chances de desenvolver diabetes tipo 2, alertam cientistas. De acordo com análise de 11 estudos com mais de 320 mil participantes publicada na edição do último dia 27 do periódico científico "Diabetes Care", quem bebe um ou dois desses produtos por dia aumenta o risco de desenvolver diabetes em 26%, além de elevar em 20% o risco de desenvolver síndrome metabólica, um precursora do diabetes, quando comparado a quem consome essas bebidas apenas eventualmente.
- Os autores do estudo concluíram que os resultados fornecem novas evidências de que as pessoas devem substituir as bebidas açucaradas por alternativas mais saudáveis como a água, a fim de reduzir o risco de obesidade e doenças crônicas - explica a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional RJ, Vivian Ellinger.
Segundo levantamento feito no Reino Unido, algumas das bebidas disponíveis no mercado podem conter 15 ou mais colheres de chá de açúcar em apenas uma garrafa. Segundo os especialistas, seu consumo indiscriminado não só aumenta as chances de desenvolver diabetes como contribui para o crescimento da epidemia de obesidade na população. E o pior é que todas essas calorias permanecem "invisíveis" aos olhos dos consumidores, diz a nutricionista Susan Jebb, do Conselho de Pesquisas Médicas do Reino Unido.
- Elas não satisfazem da mesma forma que as calorias da comida satisfariam, então podemos consumir mais delas sem ficarmos saciados - diz. - Enquanto isso, nossos corpos reagem liberando grandes quantidades de insulina. A ocorrência repetida dessas altas de insulina podem tornar o corpo menos sensível ao hormônio que as libera, aumentando o risco de resistência à insulina que pode levar ao diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário