sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bancários do RN podem entrar em greve na próxima quarta-feira

Os bancários do Rio Grande do Norte podem entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima quarta-feira (29). A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (24) pela coordenadora geral do sindicato dos bancários, Marta Turra. Segundo ela, nessa quinta-feira (23), as negociações com os bancos públicos e privados não avançaram.
De acordo com a coordenadora, a categoria pede um reajuste salarial de 24%, no entanto, a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), que agrega os bancos privados e o governo, que responde pelos bancos públicos ofereceram um reajuste de 4%. “Isso é um absurdo e um desrespeito com a nossa categoria. Desse jeito não haverá outra opção que não seja paralisar nossos serviços”, acrescentou Marta.
Outro ponto levantado por ela, diz respeito a jornada de trabalho. Para a coordenadora, a exigência é que os bancos cumpram as seis horas de trabalho para todos os funcionários. Segundo ela, a categoria é uma das que apresenta mais doenças em função da carga excessiva de trabalho. "Em alguns bancos a categoria chega a trabalhar por oito, nove até dez horas", acrescentou.
Segundo Marta Turra, a greve só não acontecerá caso a FENABAM e o governo apresentem novas propostas até o próximo dia 27. caso isso aconteça, no dia 28 haverá uma nova assembleia para então decidir se haverá greve ou não.
Marta acrescentou ainda, que em caso de greve todos os bancos, privados ou públicos, vão paralisar os seus serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário