O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o Democratas (DEM) e o candidato à presidência da República José Serra (PSDB) por veiculação de propaganda eleitoral irregular, em muro residencial, no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, sem a autorização do proprietário.
Segundo o MPE, o material publicitário, uma placa de proporção de outdoor, também veicula propaganda do candidato ao Senado Cesar Maia pelo DEM e do candidato ao cargo de governador Fernando Gabeira (PV). A representação contra ambos foi ajuizada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
Na representação, o MPE salienta que a competência para o julgamento de representações que envolvam a eleição presidencial é do TSE. Alega, ainda, que, de acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/97), a propaganda eleitoral em bens particulares deve ser espontânea e gratuita. Além disso, a lei veda também a propaganda eleitoral mediante outdoors, sujeitando os responsáveis a multa no valor entre R$ 5 mil a R$ 15 mil.
De acordo com a fiscalização eleitoral feita no local, a proprietária do imóvel afirmou que não autorizou a colocação da propaganda, alerta o MPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário