Estudantes apostam em simulados para encarar o temido vestibular
Técnica avaliativa é considerada por especialistas como o modo mais correto do vestibulando aplicar o conhecimento antes de enfrentar o verdadeiro concurso.
Estudar em casa, reforçar na sala de aula, pesquisar na internet e debater com os amigos. Hoje, existem mil e uma maneiras para se preparar para o vestibular, mas uma técnica avaliativa tem se tornado uma grande diferencial na hora da preparação: o simulado.
Isso porque, como o nome já diz, ele simula não só o conteúdo das provas, mas a maneira como elas são executadas, colocando os estudantes mais próximos da cobrança tempo x conteúdo dos vestibulares.
Pensando assim, o estudante Leonardo Barbalho, de 23 anos, não teve dúvidas e passou o último domingo de intensa maratona de avaliação, durante um desses simulados, no caso um direcionado a Humanas de um cursinho. Ele tenta pela terceira vez a aprovação no curso de Direito e acredita que desta forma terá mais chances de conseguir a vaga tão sonhada.
“O simulado é um exercício importante para qualquer pessoa que tenta entrar numa universidade. Isso porque treinamos tanto a parte mental, quanto a psicológica. Além disso, nos forçamos a dar o nosso melhor, no menor espaço de tempo. Erramos aqui, para acertarmos lá na frente”, avaliou.
O professor de geografia da instituição que aplicou o simulado, Lázaro Bezerra, acredita que essa é a visão correta e que se todos os alunos passassem por esses testes, muitos resultados negativos seriam diferentes.
Tempo x Questões
Para ele, o simulado é uma importante ferramenta na hora de treinar as questões discursivas com os alunos, isso porque eles terão a noção correta de como dividir o tempo entre as questões.
“Alguns vestibulandos muitas vezes sabem o conteúdo da disciplina, mas na hora da prova sofrem um bloqueio pelo estresse e cobrança. Isso interfere diretamente no resultado das avaliações".
Ele ressalta que o objetivo dos cursinhos com os simulados é justamente acabar com essa barreira, deixando o aluno confiante, "tanto em relação ao conteúdo das provas, quanto ao tempo que será administrado por eles”, garantiu Lázaro.
Aprendendo com erros
O professor dá também outras dicas para os vestibulandos. “Se o estudante não for bom durante o simulado, ele deve pegar a prova e fazê-la em casa. Ver onde errou, o que ainda não aprendeu. Fazer um estudo redobrado nos temas em que não foi bem, questionar ao professor e solicitar outras maneiras de tratar o assunto"
Dessa maneira, ensina, o simulado vai valer muito mais que um teste. "Ao longo do ano realizaremos mais outros dois simulados específicos para a área de humanas e tentaremos deixar o aluno mais próximo possível da realidade de um vestibular”, garantiu.
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