quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cangaceiro Jararaca vai a Júri Popular dia 9 de junho, 90 anos depois do ataque a Mossoró

O cangaceiro José Leite Santana, o Jararaca, será levado ao Tribunal de Júri Popular, 90 anos depois de ter invadido a cidade de Mossoró, sob o comando Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Na ocasião da invasão, Jararaca foi capturado e posteriormente assassinado.
O júri simulado faz parte da programação da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), que será apresentado no final desta semana para comemorar, em junho, os 90 anos da resistência de Mossoró à invasão do bando de Lampião – em 13 de junho de 1927.
O júri simulado vai acontecer no dia 9 de junho, às 9 horas, na Sala do Júri do Fórum Municipal Silveira Martins, à Avenida Jorge Coelho – em Mossoró, mesmo local onde acontece os julgamentos das pessoas acusadas de crimes contra a vida em Mossoró e região.
Os trabalhos do Tribunal do Júri Popular serão presididos pelo juiz Breno Valério Fausto de Medeiros. Todas as regras previstas na Legislação criminal, especialmente em se tratando dos debates no plenário entre acusação e defesa.
O respeitado advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima atuará na acusação, fazendo o papel de promotor de Justiça.
O também respeitado advogado e escritor Honório de Medeiros vai ao plenário sustentar a tese de defesa em favor do cangaceiro Jararaca.
O conselho de sentença, neste caso, não será sorteado na hora do julgamento, com defesa e acusação rejeitando ou não nomes. A formação já foi denitida:
– Inessa Linhares (Advogada e professora);
– Ludmilla Carvalho (Escritora e professora);
– Manoel Vieira Guimarães Neto (Padre e escritor);
– Antônio Clóvis Vieira (Professor e advogado);
– Lúcio Ney de Souza (Advogado e escritor);
– Rubens Coelho (Escritor e jornalista);
– Armando Negreiros (Médico e escritor);
O atual secretário da Segurança de Mossoró, general Eliéser Girão, será suplente do Conselho de Sentença. O acesso ao júri será oportunizado com doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Lar da Criança Pobre de Mossoró.
As inscrições serão efetivadas até o preenchimento da lotação da Sala do Júri. Estudantes que estiverem no evento vão receber certificado com cinco horas-aula, da Universidade do Estado do RN (UERN).
Depois a Sbec, presidida pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos, divulgará informações à inscrição e outros detalhes da própria programação geral dos 90 anos da resistência bélica mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário