sexta-feira, 8 de abril de 2016

Autor do pedido de impeachment, jurista Miguel Reale Jr. diz acreditar que Temer será presidente em poucos dias

Miguel Reale defende saída de Dilma para ‘salvar o Brasil’ – Marcos Alves / Agência O Globo 08/04/2016
Autor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o jurista Miguel Reale Jr. disse, nesta sexta-feira, que “cada vez mais se acentua a necessidade de tirar a petista para salvar o Brasil”. Em encontro com advogados no Centro de São Paulo, Reale afirmou ainda que acha absurda a ideia de novas eleições.
Num discurso de 20 minutos para advogados, no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), no Centro da capital, o jurista Miguel Reale Jr. voltou a fazer duras críticas ao governo Dilma Roussef e falou que a população vive com medo em seu governo. Para ele, “em dias” veremos Michel Temer presidente.
Reale iniciou sua fala apontando problemas graves no quadro social do país, e apontou falhas por parte dos governos Federal e estaduais na construção de uma política criminal de cunho social.
– Há medo em sair na rua. Estamos nos acostumando a viver com medo diante do governo Dilma Roussef. Estamos espantados. Não há justiça – atenta ele.
Reale falou ainda sobre a “política econômica desastrosa” do governo da petista e que “as pedaladas foram uma artimanha para esconder que o Brasil estava falido”.
– Estamos em uma crise avassaladora. Os economistas me dizem que se Dilma continuar até junho ou julho, o Brasil vai à falência – afirma.
Para ele, a crise política decorre, “sem dúvida nenhuma, da crise moral que contamina principalmente os partidos da base governista”.
Usando tom mais enfático ao dizer que não há mais espaços para enganos e mentiras “num país em frangalhos”, Reale joga para o vice -presidente Michel Temer a responsabilidade para a instituição da meritocracia e a reconstrução do país.
– Esse é o desafio que se põe diante de Michel Temer. Porque acredito que Michel Temer venha a ser presidente do Brasil dentro de poucos dias, porque nós vamos conseguir afastar Dilma Rousseff da presidência.
No fim, Reale foi aplaudido de pé.
A jornalistas, Reale mostrou sua visão sobre a troca de cargos que o governo vem promovendo para tentar conquistar votos favoráveis à permanência de Dilma. Segundo ele, “estamos assistindo a um filminho de faroeste”.
– Se corta a nota de dólar no meio e se entrega a outra metade após a votação. Mas parece que o vento não está favorável a essa divisão do butim e cada vez mais se acentua a necessidade de tirar a Dilma para salvar o Brasil – opinou.
– Já não é mais nenhuma questão de partido, mas pessoal. Os deputados sabem que será transmitido pela televisão, que a votação é aberta, e eles podem escolher entre o bolso e a honra – concluiu.
Sobre uma possível saída do vice-presidente Michel Temer, principalmente após a construtora Andrade Gutierrez declarar que pagou a campanha da chapa PT/PMDB com dinheiro de propina, Reale disse acreditar que não há motivo para impeachment do vice.
– Isso é a chapa. É um processo que está tramitando no TSE e que demora. Hoje mesmo dizem que esse processo só terá fim em 2017, porque nem começou a instrução. E o Brasil não pode esperar até 2017.
Questionado se ele acompanhou a repercussão do discurso de Janaína, Reale disse que não viu os comentários, e sorriu.
– Só posso dizer que ela estava muito animada pelo sucesso do evento.
O semblante do jurista ficou sério, porém, ao comentar as propostas de novas eleições.
– Uma maluquice! Um ‘semipresidencialismo’ pode ser, mas sem reforma constitucional? O Brasil vai ficar parado fazendo reforma? Quem conduz esse país com ele derretendo? É ideia de jerico. E nem pode.
Questionado se há motivação política no pedido de impeachment de Dilma, como acusa a atual presidente, Reale foi taxativo:
– Você queria que ela dissesse o quê?
Fonte:O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário