terça-feira, 27 de outubro de 2015

ONG organiza abaixo-assinado pedindo a anulação de questão do Enem sobre globalização

Mercado Popular, ONG de economistas “liberais de esquerda” (defensores do livre-mercado e da justiça social), organizou um abaixo-assinado pela anulação da questão do Enem que relaciona globalização ao desemprego.
“Não há qualquer base empírica ou teórica que sustente a relação de causa e efeito que o Enem afirma existir entre globalização e desemprego e, por isso, ela reflete apenas uma opinião (questionável) sobre o assunto”, dizem os autores do manifesto. “Apesar do avanço da globalização nas últimas décadas, dados internacionais mostram que o desemprego não avançou no período. Além disso, a maioria dos economistas aponta a globalização como um fator de aumento dos salários de trabalhadores em todo o mundo”.
Os autores pedem que a questão seja anulada para o bem da reputação do Enem:
Acreditamos que a anulação da questão é essencial para garantir a legitimidade do exame perante a população e a comunidade acadêmica. No presente momento, os organizadores do ENEM e o Ministério da Educação têm a oportunidade de deixar claro que, na educação brasileira, opiniões político-ideológicas particulares não devem ser tratadas como verdades universais. Se o INEP tem o objetivo de estimular o pensamento crítico de nossos estudantes, nada melhor do que dar o exemplo.
O abaixo-assinado por ser acessado aqui.
Fonte:Veja


Nenhum comentário:

Postar um comentário