sexta-feira, 12 de junho de 2015

Adutora do Alto-Oeste tem recursos assegurados para conclusão

O secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, conseguiu assegurar, na tarde de quarta-feira passada, 10, em Brasília, o orçamento para conclusão das obras do sistema adutor do Alto-Oeste. Segundo titular da pasta, o Ministério da Integração confirmou a liberação de R$ 9 milhões para o projeto. Desse total, R$ 4 milhões foram remanejados de obras que estavam paradas no Estado.
Numa reunião com o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Osvaldo Garcia, e com técnicos do Ministério do Planejamento, Mairton apresentou o novo plano de trabalho e justificou o remanejamento dos recursos que faltavam para conclusão da obra. “Apresentamos os dados técnicos que faltavam para o remanejamento da verba e protocolamos todos os documentos necessários para a análise, por parte do ministério” disse o secretário.
“O secretário Oswaldo Garcia assegurou que o repasse financeiro será feito ainda este mês e que até o final dessa semana ficaremos sabendo o dia dessa transferência”. De acordo com o secretário, assim que o repasse for feito já será dada a ordem de reinício, pois, de acordo com ele, a empresa responsável pela obra, a EIT, já está mobilizando sua equipe e fazendo a aquisição da tubulação necessária.
“A previsão para o término do sistema é de 3 a 4 meses, contando a partir do seu efetivo reinício. Essa adutora vai minimizar bastante as dificuldades causadas por esse longo período de estiagem, para ter ideia do impacto positivo, ela vai permitir que dez municípios, do Alto-Oeste, saiam da situação de colapso e outros três saiam do sistema de rodízio”, ressaltou Mairton.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a adutora do Alto-Oeste vai abastecer 26 municípios da região, beneficiando com água de qualidade 208 mil pessoas. As obras se estendem por 366 quilômetros, a partir das barragens de Santa Cruz de Apodi e do açude de Pau dos Ferros.
Com água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água do Borges, Lucrécia,  Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.
Já com a água do açude de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.
“Havia a possibilidade de perdemos recursos, mas conseguimos reverter essa situação. Hoje, o subsistema Pau dos Ferros está com obra concluída, mas o reservatório da cidade está 0,8% do nível de água. Assim que o açude receber volume de água suficiente, poderemos acionar o subsistema. Já o subsistema da barragem de Santa Cruz está com 96% das obras executadas. Os recursos do Ministério da Integração serão utilizados para a conclusão desse subsistema”, disse Mairton.
Questionado sobre a existência de prazo para o reinício das obras, o titular da Semarh informou que a EIT foi comunicada sobre a retomada dos trabalhos, para que a equipe será remobilizada e efetuada a compra dos tubos necessários para a finalização dos trechos da adutora do Alto-Oeste.
Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário