quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como OUTUBRO ROSA tem o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
O OUTUBRO ROSA teve início em 1997, na Califórnia. Inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente locais públicos, depois surgiram outros movimentos, como corridas, desfiles de moda com sobreviventes de câncer de mama e partidas de boliche. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu mais tarde. O projeto tomou proporções mundiais, iluminando de rosa locais como a Torre de Pisa na Itália e o Arco do Triunfo na França, e aos poucos o mundo está se colorindo de rosa neste mês.
A primeira iniciativa do OUTUBRO ROSA vista no Brasil foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em 2002. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades.
O movimento OUTUBRO ROSA, tem ido além de iluminar as cidades de rosa. A campanha tem buscado promover a saúde e levar informação à comunidade. As ruas estão sendo invadidas por pessoas vestindo roupas cor-de-rosa, que estão literalmente vestindo essa causa.
Monumentos e locais históricos são iluminados de rosa, com a intenção de ressaltar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer de mama.
Claro que o assunto deve ser lembrado durante o ano todo, não apenas no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial.
Cabe a cada um de nós chamar a atenção das  mulheres a nossa volta, das nossas amigas, da nossa mãe, da nossa avó, das nossas vizinhas. Lembrá-las da prevenção! Orientar que um diagnóstico feito precocemente tem grande chance de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário