quarta-feira, 26 de março de 2014

Turismo: roteiros alternativos ganham espaço no RN

Esqueça a ideia de que o turismo do Rio Grande do Norte se restringe a sol, mar e dunas. Os roteiros alternativos, que envolve serras e pontos turísticos religiosos, rurais, gastronômicos e culturais em cidades do interior, ganham força e também têm despertado o interesse de visitantes. Atentas ao potencial, as agências de turismo locais começam a apostar nesse nicho, principalmente em função dos turistas estrangeiros que virão conhecer um pouco mais da cultura local. É o caso da Dandara Tour, uma agência de turismo e eventos de Natal que registra um crescimento anual de 20% focando nesse segmento.

Atuando há nove anos no mercado, a empresa gradativamente foi se posicionando como uma empresa emissiva e receptiva que promove a identidade regional. Os destinos mais comercializados pela Dandara são da região do Seridó e Agreste devido à proximidade com a capital potiguar, dando mais ênfase às cidades com mais estrutura para receber. Nesses destinos, a empresa leva o turista por um passeio para vivenciar a cultura do lugar, destacando a religiosidade, a música, a dança, a gastronomia e a cultura de um modo geral.
Um exemplo dessa integração, que envolve experimentação, está no pacote para a cidade de Carnaúba dos Dantas, onde a agência explora o Monte do Galo (monumento tradicional do roteiro religioso do RN), o artesanato e o Sítio Arqueológico Xique-Xique, finalizando com o pôr do sol no Castelo de Bivar, ao som de um artista da cidade. Situação semelhante ocorre em Caicó. O roteiro começa com visita à Igreja de Sant’Ana e continua com apresentação das rendeiras, do queijo, dos doces, dos biscoitos, da carne de sol e de outras iguarias típicas do Seridó. Pacotes como esses são oferecidos a cada trimestre e envolve várias cidades, chegando a atrair grupos de até 100 pessoas.
 “Escolhemos esses roteiros para comercializar pela essência que representa. Buscamos fugir do turismo engessado, levando o visitante a experimentar e vivenciar”, explica a diretora comercial da Dandara Tour, Rosângela Farias. Estratégia que proporciona um faturamento médio anual superior a R$ 270 mil e tem agradado visitantes vindos de Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e de outros estados nordestinos, como Paraíba e Pernambuco.
Essa modalidade de turismo valoriza o regionalismo. São aspectos como os causos contados por moradores da região, o sabor da comida feita na panela de barro, o despertar ao som o galo, o passeio na feira, a fruta retirada do pé no quintal da casa. “Nosso diferencial está na transparência. O cliente consegue enxergar que a empresa vivencia e acredita no que está oferecendo. Por isso, priorizando a elaboração de um roteiro abrangendo curiosidades culturais em que o turista pode interagir com a comunidade local”, ressalta Rosângela Farias.
Consultorias
Essas novas opções de destino, que considera o conceito de turismo com vivência e interação com a cultura local, são incentivadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte porque dinamizam a economia local e competitividade às empresas do setor. Essa proposta visa proporcionar aos turistas que visitarão a capital em função da Copa FIFA 2014 roteiros diferenciados que levam em consideração o ver, gostar, provar e levar os valores, os sabores e a riqueza da cultura potiguar, diversificando as opções de destino dentro do estado, além das atrações tradicionais.
A Dandara é uma das agências que tem abraçado a proposta e incluído em pacotes os roteiros idealizados pelo Sebrae, além de ter participado de diversas capacitações disponibilizadas pela Instituição. “O Sebrae tem sido um constante parceiro, merecidamente responsável pelo nosso crescimento, e temos nos oferecido a oportunidades de aprimorar nossas atividades. Essas capacitações complementam nossos conhecimentos e dá mais qualidade à prestação de serviço da empresa”, destaca a diretora da Dandara.
Uma das consultorias prestadas pelo Sebrae foi na área de gestão ambiental, em 2012. Hoje, a agência é pautada na sustentabilidade. O jardim reúne flores tropicais e uma horta com ervas e temperos. Vem dessas especiarias o chá de hortelã com mate gelado servido aos clientes. O adubo é oriundo de animais da Fazenda Chaparral. A água da chuva é aproveitada para molhar as plantas. O material gráfico também é ambientalmente correto e as folhas impressas são reutilizáveis. A coleta do lixo é seletiva. No teto e no piso, as placas de telhas e cerâmica são indicativas e referendam o consumo de água e energia.
 (Agência Sebrae RN) via O MOSSOROENSE

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