terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Alunos da Escola Estadual Apolinária Jales de Messias Targino participam do projeto "Manhã Verde" em Mossoró

Os alunos do Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREE-MOS) realizaram nesta sexta-feira, 28, a 15ª Manhã Verde, evento realizado anualmente para apresentação dos trabalhos realizados durante projeto desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado (NEE) com os 107 integrantes do centro.
Os alunos participaram de uma manhã especial com várias atividades, entre elas exposição das atividades desenvolvidas, degustação de chás, apresentações artísticas, leitura de cordéis, danças, jogos, brincadeiras, lanche, cujo objetivo é despertar a consciência ecológica acerca da importância, do respeito e do amor pelo meio ambiente, além de cultivar uma mini-horta artesanal orgânica no ambiente do Cree-Mos.
De acordo com Tereza Cristina, diretora do centro, a produção dessa horta tem colaborando para atender as necessidades específicas, contribuindo com o ensino regular e as demandas de inclusão, bem como uma educação voltada para o respeito. O centro tem a característica de atender alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e crianças com altas habilidades, dando-lhes um suporte pedagógico, já que todos os alunos inscritos precisam estar matriculados regularmente numa escola comum. “Os alunos do Cree-Mos participam das atividades no turno oposto ao que estudam na escola regular. As atividades proposta aqui contribuem justamente para que eles possam enfrentar as dificuldades encontradas na escola. Somos um complemento. Com o projeto da horta orgânica temos conseguido estimular a criatividade desses alunos, trabalhar as várias habilidades que eles possuem, além de proporcionar uma socialização entre todos os membros. É uma espécie de terapia para eles mexerem com a terra, acompanharem o crescimento das hortaliças, além de proporcionar também uma alimentação saudável”, destaca.
A pequena Clôe Porto, de 8 anos, tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e participa regularmente das atividades do Cree-Mos. Para ela, fazer parte do cultivo da horta a deixa muito feliz. “Eu gosto de ver as plantinhas crescerem. Também gosto de comer as frutas, mas não gosto das verduras. Ainda estou pensando em experimentar a alface, mas vamos ver o que vai acontecer”, diz a pequena que afirma querer ser uma cientista quando crescer. Já o colega Bruno Batista, de 17 anos, diz que a parte de comer o que foi cultivado é a melhor de todas, mas que “também gosto de plantar, de regar e de tirar o mato que cresce ao redor”, ressalta.
Os dois também participaram da oficina promovida pelos por estudantes da Escola Estadual Apolinária Jales, do município de Messias Targino, em que ensinaram como produzir o plantio de uma horta através do projeto ‘Lamparina d’água’, em que foi ensinado como fazer o canteiro de irrigação por pavio. “Estamos iniciando a utilização desse projeto que também vai contribuir muito para as atividades do centro. Ele também é muito interessante porque utiliza pouca água e passamos por alguns problemas com a falta de água aqui que até prejudicou a nossa horta”, disse a coordenadora da Manhã Verde, Rosa Maria da Costa.
Alguns pais também fizeram questão de participar da programação de ontem orgulhosos de verem os trabalhos desenvolvidos pelos filhos. Maria Nazaré Pessoa é uma das mães que estavam presentes. Ela acompanhou o filho Daniel Pessoa, de 19 anos, que tem Síndrome de Down. “A hortinha faz muito bem a ele. Funciona como uma terapia e eu vejo que auxilia no desenvolvimento dele”, destaca.
Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário