sábado, 27 de setembro de 2014

Em Natal, Dia Nacional de Doação de Órgãos é marcado com caminhada

A central de Transplantes da secretaria de saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, realizou na manhã deste sábado 927) a "II Caminhada pela Vida". Por volta das 7h30, um grupo de doadores, transplantados e familiates saíram do Instituto Federal de educação Tecnológica (IFRN) e caminharam em direção ao Hemonorte, no bairro do Tirol, na zona Leste de Natal.
O evento marcou o encerramento das atividades desenvolvidas pela Sesap durante todo o mês de setembro, com realização de ciclo de palestras em instituições como faculdades, hospitais e empresas públicas e privadas. “Nossa intenção é chamar atenção da sociedade para a importância do gesto de doação. Queremos dar visibilidade à causa”, comentou o secretário adjunto da Sesap, Marcelo Bessa.

No local de chegada da Caminhada, houve apresentação da banda de Música da Polícia Militar do RN e uma programação de depoimentos de transplantados, receptores e famílias de doadores.

Segundo a subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Suerda, o evento celebra a nova vida dos pacientes que foram transplantados, como também homenageia as famílias dos doadores de órgãos. O Rio Grande do Norte teve, ano passado, um índice de recusa familiar superior a 60%. Ou seja, de cada 100 famílias consultadas sobre a doação de órgãos do ente querido, 60 responderam “não”. Esse índice diminuiu este ano para 52%.

“Nosso intuito é chegar na população para dar ciência de como acontece o processo, porque acreditamos que muitas famílias não autorizam a doação por simples desconhecimento, bem como por mito ou tabu sobre a doação de órgãos”, esclareceu Patrícia.

Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário