quinta-feira, 26 de junho de 2014

Frota do Rio Grande do Norte alcança marca de 1 milhão de veículos

A frota do Rio Grande do Norte atingiu a marca de um milhão de veículos na manhã de ontem, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No último balanço do setor de estatística do órgão, que contabiliza a frota em tempo real, até as 17h de ontem havia no Estado 1.000.221 veículos.
O total de veículos circulando em todo o RN concretiza estimativa do Detran anunciada no ano passado, que previa alcançar a marca de um milhão de veículos no Estado durante a realização da Copa do Mundo de 2014. A estimativa foi feita com base nos dados coletados ao final de cada mês dos últimos anos. A projeção foi realizada em junho de 2013 para o mesmo período deste ano.
De acordo com o Detran, houve um grande crescimento da frota potiguar nos últimos anos. Os dados mostram que entre 2003 e 2013 o número de veículos teve um acréscimo de 183,66%, passando de 340.487 para 965.824 no período. A média de veículos para cada grupo de 10 habitantes subiu de 1,18 para 2,36 veículos.
Em Mossoró, a frota segue em crescimento proporcional ao Estado. Segundo o setor de estatística do Detran, a segunda maior cidade do RN possui 121. 571 veículos, que corresponde a 12,5% do total da frota de todo o Estado. Em junho do ano passado, a frota mossoroense era de 113.457 veículos, que representa um crescimento de 7,1% no último ano.
Segundo o setor de estatísticas do Detran, o Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste com o maior número de carros na rua, ficando atrás de Bahia (3,2 milhões), Pernambuco (2,4 milhões), Ceará (2,4 milhões) e Maranhão (1,2 milhão).
Aumento na frota em Mossoró potencializa problemas de engarrafamentos nas ruas
O crescente aumento na frota mossoroense potencializa vários problemas nas ruas da cidade. Entre os principais gargalos causados pela entrada de 300 novos veículos em circulação por mês são os engarrafamentos e a falta de estacionamento. Em horário de pico, algumas ruas ficam praticamente intransitáveis.
"Na avenida João da Escóssia, quando chega próximo às 19h, o transito fica uma lentidão só. Engarrafamentos e a falta de respeito por parte dos motociclistas dificultam a vida de quem quer chegar no horário para a aula na Universidade. Eu sempre saio bem cedo de casa, mas quase sempre chego atrasada à aula. Todo dia é esse estresse", desabafa a estudante Vanessa Lima.
Outro ponto com bastante dificuldade de tráfego, em especial nos horários próximos às 7h e às 19h, é a avenida Leste-Oeste. "Quando vou à Universidade é um verdadeiro caos, principalmente na rotatória que fica na BR-110. Carros vêm de quatro direções diferentes, e o grande fluxo de veículos aliado à falta de educação no trânsito aumenta o número de acidentes, sobretudo com mortes", declara a estudante Paula Rocha.
Fonte:O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário