segunda-feira, 12 de maio de 2014

Diplomacia entrará em campo no jogo dos EUA em Natal

A partida dos Estados Unidos em Natal, na Copa do Mundo, dia 16 de junho, na Arena das Dunas passou a ganhar importância diplomática para o Brasil. Com a confirmação da vinda ao Rio Grande do Norte para o jogo EUA x Gana, do vive-presidente norte-americano Joe Biden, a presidenta brasileira Dilma Rousseff também deverá estar na capital potiguar para um encontro formal com o político estadunidense. Com relações “arranhadas” desde o caso da espionagem denunciado pelo pelo jornalista Glenn Greenwald, que teve acesso a  documentos que estavam de posse de Edward Snowden, as duas diplomacias vêem na data uma oportunidade ímpar para a reaproximação.
O vice-presidente, Joe Biden, conversou por telefone com a presidenta Dilma Rousseff e afirmou que deve estar no Rio Grande do Norte, o que de imediato foi visto como a chance para uma reunião, relembrando o histórico encontro entre Franklim Roosevelt e Getúlio Vargas em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, determinante para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.   Dessa reunião na Rampa determinou-se que a cidade receberia uma base norte-americana. Deu-se então uma verdadeira “invasão” da cidade pelos EUA. O fato deve se repetir em 16 de junho, uma vez que de acordo com um levantamento da empresa espanhola Forward Data, em parceria com a Pires & Associados no Brasil, o maior número de reservas para Natal é de visitantes dos EUA, com 29%. Depois aparecem os uruguaios, com 14% das reservas, seguidos da Itália, com 7%. “Em Natal, o crescimento foi superior aos 1000% nas reservas internacionais emitidas para a Copa do Mundo em relação ao mesmo período do ano passado”, comentou Sérgio Vilar, da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.

Apesar de não ter jogo em Natal, a Alemanha ganha destaque nos números dos estudos da Forward Data. Em relação a tempo de permanência, os alemães só perdem para os norte-americanos. De acordo com os dados, os visitantes ficarão em Natal entre 9 e 21 dias, em média. Quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo estão marcadas para a Arena das Dunas. No dia 13 de junho, a disputa começa com México x Camarões.

Cidade também terá 10 mil japoneses

Além dos norte-americanos, a Cidade de Natal se prepara para receber turistas de outros países que jogarão na Arena das Dunas. Em recente visita à Arena das Dunas, integrantes do consulado japonês indicaram a previsão de 7 a 10 mil japoneses em Natal, empolgados com a partida contra a Grécia, e ainda a presença de um integrante da família real japonesa. Há estimativa de que 3,7 mil mexicanos cheguem a Natal de ônibus, a partir de um cruzeiro ancorado em Recife.

Natal foi contemplada como a terceira cidade-sede da Copa do Mundo com maior acréscimo no número voos para o período, num total de 274 novos.

O governo do estado pretende criar estandes de atendimento ao turista no aeroporto e na rodoviária interestadual. No aeroporto haverá um fanzone para turistas e imprensa nacional e internacional, com agentes credenciados e poliglotas.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte ostenta o maior número de leitos do Brasil. Somente em Natal há 30 mil, afora outros 12 mil espalhados pelo estado (notadamente na Praia de Pipa). As acomodações são suficientes para a demanda em todos os níveis de acomodação: do popular ao alto luxo. Seguindo a orientação do Ministério do Turismo, foram cadastradas casas, albergues, vagas em quartos e até repúblicas. 

Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário