terça-feira, 1 de abril de 2014

Emparn registra chuva em todas as regiões do RN

Conforme previsão da Gerência de Metrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o fim de semana de 28 a 31 de março (7h da manhã da sexta até as 7h da manhã de ontem) foram registradas chuvas em todas as regiões do Estado. A maior precipitação aconteceu em Itaú, na região Oeste, com 97 milímetros. O Boletim Pluviométrico registrou chuvas em 112 dos 197 postos de monitoramento.

No Oeste choveu forte ainda em Portalegre (70mm); Janduís (69,4mm); Major Sales (69mm); Martins (68mm); Umarizal (67mm); Viçosa (63,9mm); Porto do Mangue (60,6mm) e  Paraná (58,5mm). Choveu ainda em Tabuleiro Grande, Apodi, Tenente Ananias, Mossoró e Campo Grande, entre outros municípios.

Na região do Seridó com os municípios da região Central, choveu em Ipueira (71mm); Jardim do Seridó (64,3mm); Florânia (44,5mm); São José do Seridó (42,3mm) e Santana do Matos (42mm). Choveu também em Caicó, Santana do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, São Fernando, Acari, entre outros municípios.

Na região Agreste/Leste, chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (53,4 mm); João Câmara (51,9mm); Boa Saúde (44,3mm); entre outros municípios, como Santo Antônio, Lagoa de Velhos, Japi, Monte das Gameleiras, Serrinha, Vera Cruz, Coronel Ezequiel, Barcelona, Natal, Passa e Fica.

Choveu ainda em Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Pedra Grande, Montanhas e Canguaretama. O mapa com as precipitações acumuladas até o final de março de 2014 confirma a ocorrência de chuvas na categoria da normalidade para o Rio Grande do Norte (60 postos) e com alguns destaques para os municípios que apresentam a condição de chuvoso (21 postos) no acumulado até hoje.

Institutos anunciam previsão de chuvas para o semiárido
 
Previsões climáticas para o trimestre de abril, maio e junho de 2014 apontam que, na maior parte do Semiárido brasileiro (área azul claro da figura), há maior probabilidade de que as chuvas fiquem de normal a um pouco acima do esperado para o período. No setor leste do Semiárido (área azul escuro da figura), que vai desde o Rio Grande do Norte até o Nordeste do estado da Bahia, há uma maior probabilidade das chuvas serem acima da média no trimestre. No restante do semiárido brasileiro (área cinza) as chuvas devem ficar dentro do esperado para o período.

Segundo informações do Instituto Brasileiro do Semiárido (Insa/MCTI), destaca-se a alta variabilidade tanto temporal quanto espacial das chuvas – localidades próximas com quantidade de chuvas muito diferentes. Com relação à temperatura do ar, a tendência é de que fique em torno da normal climatológica em todo o semiárido brasileiro.

As previsões foram apresentadas durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil, realizada nos dias 20 e 21 de março, no Auditório da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), Recife (PE). Na ocasião, foram analisadas as condições regionais das chuvas e globais dos oceanos e atmosfera para avaliar as chuvas ocorridas nos primeiros vinte dias do mês de março de 2014.

Participaram da reunião na Apac o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Inpe/Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário