quinta-feira, 27 de março de 2014

Pacientes do projeto Andar de Novo já podem controlar o exoesqueleto

O neurocientista Miguel Nicolelis informou pelo Facebook, que os oito pacientes do Projeto Andar de Novo já estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral.
O coordenador do projeto divulgou um vídeo em que um dos pacientes, pela primeira vez, controla os movimentos de um andador robótico que simula o funcionamento do exoesqueleto. "Faltando 79 dias para a abertura da Copa do Mundo, todos os 8 pacientes que fazem parte do Projeto Andar de Novo já estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral. O videoclipe abaixo mostra um dos momentos históricos em que um desses pacientes usou a sua atividade cerebral pela primeira vez para controlar os movimentos de um andador robótico que simula o funcionamento do nosso exoesqueleto. O princípio está provado! Mais uma etapa vencida!", celebrou Nicolelis na rede social.

O exoesqueleto é uma veste robótica que ajudará pacientes com paraplegia a voltarem a andar. Eles poderão controlar o exoesqueleto apenas com atividade cerebral. As mensagens fornecidas pelo cérebro, como a vontade de andar, de se mexer ou de parar, serão captadas pelo robô para que os movimentos sejam gerados. E o exoesqueleto também devolverá ao paciente sensações do mundo exterior.

Oito pacientes paraplégicos foram selecionados na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, onde foi criado um novo laboratório de neuro-robótica em que os testes estão sendo realizados.

Usando o exoesqueleto, um desses pacientes será escolhido para dar o pontapé inicial da Copa. Ele vai se levantar da cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros no campo da Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 12 de junho, e dar início à Copa do Mundo da FIFA 2014.


Fonte: Portal da Copa/Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário