quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mais municípios perto de colapso

Os dados divulgados nesta terça-feira, 26, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil revelam que 1.332 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal por estiagem ou seca, o que representa 74,2% de todas as cidades nordestinas.

Outros dez municípios da região também decretaram emergência, mas por erosão marinha ou problemas causados por chuvas, fechando a lista com 1.342 municípios No Rio Grande do Norte, os números revelam que 160 dos 167 municípios do Estado estão em estado de emergência, a maioria em conseqüência da seca e estiagem.

De acordo com entrevista concedida pelo secretário Leonardo Rego, titular da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), além dos 13 municípios que já se encontram com seu sistema de abastecimento em colapso, outras cidades, como Mossoró, também poderão enfrentar a mesma situação, caso as chuvas não comecem a banhar o Estado nos próximos dias (leia matéria na primeira página do caderno Mossoró).

No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados da última medição feita na sexta-feira, 25, da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.

Diante dessa situação, Leonardo Rego afirma que o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) está determinando o uso racional de água e uso prioritário para o abastecimento humano. Com isso, alguns produtores irrigantes terão de reduzir ou suspender a produção, até a normalização do sistema de abastecimento.

A adutora Jerônimo Rosado, que tem sua água utilizada para o abastecimento dos municípios do Vale do Açu e Região Oeste do Estado, começa a reduzir sua capacidade de abastecimento, isso porque o reservatório com capacidade para armazenar 2.400.000.000m³ está com apenas 37,16 %.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário